FORMAÇÃO

Governo de Rondônia lança projeto de educação no trânsito e ações de cidadania

06 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Público lota o auditório do Ceeja, no lançamento do projeto Detran na Escola

O governo lançou na sexta-feira (3), em Ariquemes, o projeto Detran na Escola – uma parceria da Secretaria de Educação (Seduc) e o Departamento Estadual de Trânsito. a previsão é que até o final de 2016, o programa funcionará em todas as escolas do estado, abrangendo mais de 320 mil alunos do Ensino Fundamental.

O evento foi realizado no Centro de Ensino de educação de Jovens e Adultos de Ariquemes (Ceeja) da região Vale do jamari e contou com a presença do governador Confúcio Moura e de várias autoridades civis, militares e políticas da região.

O Governo do Estado é o maior parceiro do município em todas as áreas, principalmente em segurança de trânsito. “Neste ano, temos R$ 1,4 milhão para investir em sinalização de trânsito e instalação de semáforos”, disse Moura.

O governador explicou que investir em ações de conscientização e educação de trânsito é o caminho para um trânsito seguro e humano. O governo, segundo ele, está fazendo sua parte, mas é importante a participação de todos, inclusive das crianças e jovens que começam a ser orientados e preparados para serem cidadãos conscientes e melhores educados no trânsito.

Durante o evento, representantes do Detran e da Seduc assinaram um acordo de cooperação técnica para atuarem em conjunto na execução de projetos pedagógicos de educação no trânsito, em escolas do Ensino Fundamental da rede pública estadual , fortalecendo as ações que antes eram desenvolvidas separadamente.

As ações integradas do projeto visam despertar nas crianças valores fundamentais, como o amor à vida, conhecimento sobre o Código Brasileiro de Trânsito e das normas de circulação e conduta, socialização e cidadania para conscientização dos alunos quanto à importância das boas práticas de educação no trânsito.

O programa aborda um conteúdo educativo direcionado principalmente às crianças com o objetivo de transforma cada um dos participantes das atividades em agentes multiplicadores. A secretária de Educação, Fátima Gavioli, afirmou que, inicialmente, o programa atenderá 96 escolas, atingindo diretamente cerca de 100 mil alunos do ensino fundamental, além da oportunidade de conscientizar ainda mais professores, pais, amigos da escola e condutores escolares.

Confúcio Moura destaca a importância da educação de trânsito durante evento em Ariquemes

Para o diretor-geral do Detran, José de Albuquerque, a parceria com a educação é fundamental e intensificará os recursos da metodologia aplicada nas ações de educação no trânsito. “Estamos projetando um futuro melhor para todos. À medida que orientamos as crianças e os jovens, cuidamos do trânsito, estamos cuidando da vida de todos, evitando acidentes no trânsito”, frisou.

O secretário Municipal de Trânsito, capitão PM Elias Ladi Livi, ressaltou a importância da iniciativa do governo, responsável pela mudança de atitudes que resultarão em maior garantia de segurança para os rondonienses. “Vamos somar e formar uma grande corrente em prol de salvar vidas”.

RECONHECIMENTO

Na ocasião, Livi destacou o trabalho de Confúcio quando foi prefeito do Ariquemes: criou a guarda municipal, instalou semáforos, faixas de pedestre e transformou os cruzamentos de alto risco em rotatórias, iniciando o processo de mudança da cultura do risco no trânsito.

“Ele fez de Ariquemes um modelo para todo o estado, e agora apoia a ação integrada dos dois órgãos diretamente responsáveis pelo processo da educação no trânsito e a consequente redução das estatísticas de acidentes e mortes no trânsito”, lembrou o secretário.

Os deputados Saulo Moreira e Adelino Follador parabenizaram o governador pela implantação do projeto e pelos investimento na área de educação na região Vale do Jamari e outras regiões do Estado. De acordo com Saulo, o governo está sempre levando noticias boas para a população dos municípios.

LOCOMOÇÃO

O governador aproveitou o evento para também entregar cadeiras de rodas e banho, muletas, andador e bengalas para a Representação Regional do Vale do Jamari distribuir aos oito municípios da microrregião. De acordo com a assessora técnica da Sesau, Rose Portigo, no primeiro semestre de 2015 já foram entregues 1.400 materiais de locomoção.

Participaram ainda do evento, além de representantes da comunidade escolar, o vice-prefeito de Ariquemes, Enoque Nunes, o prefeito de Cacaulândia,Edmar Amorin e de Alto Paraiso, Marcos Aparecido Legha , os vereadores Zé Andrade e Vânio Marques, a secretária de Planejamento da região Vale do Jamari, Rosiliane Matias dos Santos, a coordenadora regional de Educação, Núria Sague, o delegado Renato Morari, o comandante do 7º BPM, coronel Viana, representantes das igrejas Católica e Evangélicas e profissionais da imprensa local.

Texto: Suelly David
Fotos: Stanismar Sena Brito