PREVENÇÃO

Governo de Rondônia organiza ações de educação no trânsito durante o carnaval 2016

26 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Um calendário de atividades conjuntas para as festividades do carnaval 2016 foi definido nesta segunda-feira (25), em Porto Velho. Para esta semana ficaram programadas blitz educativas que acontecerão simultaneamente, na próxima quarta-feira (27), em três pontos da cidade, sendo no Centro, na Avenida Carlos Gomes e a outra, na José Amador dos Reis, zona Leste e ainda, na Avenida Jatuarana, zona Sul. A previsão é reunir 200 pessoas neste trabalho que vem sendo coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

CAMPANHA  DST-AIDS, LEI SECA E PROTISTUIÇÃO INFANTIL DO DETRAN NO CARNAVAL 2016 - Fotos Admilson Kn (2)

Representantes das entidades parceiras se reuniram para definir as ações durante o período de Carnaval

“A intenção do Governo do Estado é sensibilizar as pessoas para que elas evitem excessos no consumo de bebida alcoólicas e de velocidade e com isso diminuir o número de acidentes, feridos e mortos no trânsito”, destacou o diretor Técnico de Operações do Detran, Hugo Correia, acrescentando que as atividades seguem até o dia 10 de fevereiro (quarta-feira de Cinzas).

O objetivo da ação é prevenir futuros transtornos durante as festividades, sendo explorados temas como o combate ao uso de drogas e o consumo de álcool, acidentes de trânsito, gravidez na adolescência, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), e ainda o combate ao mosquito Aedes aegypti , transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. A ideia é reunir todos os cronogramas de atividades dos órgãos envolvidos e trabalhar em conjunto na orientação da população.

As atividades estão sendo programadas através da parceria do Detran com as Secretarias  Estadual de Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Superintendência de Estado de Políticas sobre Drogas (Sepoad), Agevisa, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Assistência Social, Polícia Militar (PM), Companhia Independente de Trânsito e Grupo Anjos do Asfalto.

Segundo o diretor técnico de Operações do Detran, Hugo Correia, até mesmo nas blitz de Lei Seca os voluntários envolvidos nesse trabalho irão realizar pit stop educativos, com entregas de panfletos. “Nossa programação envolve desde educação a fiscalização ostensiva”, acrescentou.

Ele disse que foram incluídos no calendário de atividades dois eventos voltados para motociclistas organizados pelo Grupo Anjos do Asfalto. Serão pit stop, com entrega de panfletos e de camisinha, no próximo sábado (30) na Avenida Carlos Gomes com rua Brasília; e o outro no sábado que antecede a saída da banda do “Vai Quem Quer”.

COMPANHIA DE TRÂNSITO

O tenente coronel De Lima, da Companhia Independente de Trânsito, explicou que durante a noite, a partir desta quinta-feira (28), as blitz de Lei seca irão combater o uso abusivo de álcool no período de Carnaval e contarão com um efetivo de 14 policias da Companhia. Já as operações educativas serão em torno de seis policiais. “O período de Carnaval é o mais crítico em relação ao uso abusivo de álcool. Outras infrações também serão fiscalizadas na operação da Lei Seca: excesso de velocidade, as ultrapassagens”, assegurou De Lima.

Texto: Marilza Rocha

Educação, Governo, Lazer, Legislação, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Sociedade, Trânsito, Transporte