Quarta, 11 de dezembro de 2019

DESENVOLVIMENTO

Governo de Rondônia participa do 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em São Luís (MA)

28 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Marcos Rocha debate junto aos governadores da Amazônia Legal o desenvolvimento da região

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, participa nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), em São Luís (MA), do 19° Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Nesta sexta, também acontece o 21° Fórum de Governadores do Consórcio Interestadual para Desenvolvimento do Brasil Central (Brc). O encontro está sendo realizado no hotel Grand São Luís e no Palácio dos Leões, sede administrativa do governo do Maranhão.

De acordo com a programação, serão discutidos, na área ambiental, processos e procedimentos para a Câmara Setorial, no âmbito da estrutura de governança do Consórcio, além da evolução das Notas Conceituais dos três  projetos prioritários/2019, que são: Estruturação do Mercado de Negócios e Serviços Ambientais; Integração do Zoneamentos Ecológico-Econômico da Amazônia Legal; Alinhamento de Protocolos para a Eficiência da Gestão Ambiental, em conjunto com procedimentos de regularidade ambiental.

Transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável é o objetivo fundamental pelo qual os governadores dos nove estados amazônicos (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Tocantins, Rondônia e Roraima) decidiram constituir o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, reformulando a diretriz política para lidar com os desafios e obstáculos que há décadas limitam o pleno desenvolvimento da região, o que nos impõe a criação de soluções integradas para superá-los, nos desafiando a agir em bloco.

As demandas e desafios desse bloco de estados da Amazônia brasileira, embora abrigue a maior floresta tropical do mundo – bioma estratégico para a conservação da biodiversidade, combatem os impactos das mudanças climáticas, buscando o desenvolvimento de uma nova economia, sustentável e de baixo carbono, ainda não alcançou a escala e projeção em todo o seu potencial, de modo a garantir o bem-estar social de nossa gente.

Dessa maneira, o consórcio tem foco em construir e executar políticas públicas customizadas para a nossa região, atuando de forma cooperativa e colaborativa, respeitando a individualidade de cada estado, mas reunindo esforço e visão sistêmica para enfrentar e superar os desafios juntos.

O CONSÓRCIO BRASIL CENTRAL

Juntas, as Unidades reunidas no BrC, concentram população de 26,2 milhões de habitantes e ocupam 28,8% do território nacional.

No Congresso Nacional conta com uma bancada de 21 senadores e 75 deputados federais. No âmbito das áreas de atuação existem seis projetos em franco desenvolvimento e que serão entregues ainda este ano.

O Consórcio Brasil Central (BrC) é uma Associação Pública de natureza autárquica formado pelo Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Maranhão. Foi o primeiro a ser formado no Brasil em 2015.

A dinâmica de atuação aponta para compartilhar soluções e desenvolver ações conjuntas, reduzindo custos na solução de problemas e elevando a competitividade regional.

Atualmente, sete projetos estão em desenvolvimento: compras compartilhadas de medicamentos, turismo integrado, logística/infraestrutura, mercado comum, fomento ao desenvolvimento rural e agronegócio, diversificação da pauta exportadora, aliança municipal pela competitividade.

Texto: Secom
Fotos: Arquivo do Fórum