Governo de Rondônia
Quarta, 11 de dezembro de 2019

DESENVOLVIMENTO

Governo de Rondônia participa do 19º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, em São Luís (MA)

28 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Governador Marcos Rocha debate junto aos governadores da Amazônia Legal o desenvolvimento da região

O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, participa nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), em São Luís (MA), do 19° Fórum de Governadores da Amazônia Legal. Nesta sexta, também acontece o 21° Fórum de Governadores do Consórcio Interestadual para Desenvolvimento do Brasil Central (Brc). O encontro está sendo realizado no hotel Grand São Luís e no Palácio dos Leões, sede administrativa do governo do Maranhão.

De acordo com a programação, serão discutidos, na área ambiental, processos e procedimentos para a Câmara Setorial, no âmbito da estrutura de governança do Consórcio, além da evolução das Notas Conceituais dos três  projetos prioritários/2019, que são: Estruturação do Mercado de Negócios e Serviços Ambientais; Integração do Zoneamentos Ecológico-Econômico da Amazônia Legal; Alinhamento de Protocolos para a Eficiência da Gestão Ambiental, em conjunto com procedimentos de regularidade ambiental.

Transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável é o objetivo fundamental pelo qual os governadores dos nove estados amazônicos (Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Tocantins, Rondônia e Roraima) decidiram constituir o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, reformulando a diretriz política para lidar com os desafios e obstáculos que há décadas limitam o pleno desenvolvimento da região, o que nos impõe a criação de soluções integradas para superá-los, nos desafiando a agir em bloco.

As demandas e desafios desse bloco de estados da Amazônia brasileira, embora abrigue a maior floresta tropical do mundo – bioma estratégico para a conservação da biodiversidade, combatem os impactos das mudanças climáticas, buscando o desenvolvimento de uma nova economia, sustentável e de baixo carbono, ainda não alcançou a escala e projeção em todo o seu potencial, de modo a garantir o bem-estar social de nossa gente.

Dessa maneira, o consórcio tem foco em construir e executar políticas públicas customizadas para a nossa região, atuando de forma cooperativa e colaborativa, respeitando a individualidade de cada estado, mas reunindo esforço e visão sistêmica para enfrentar e superar os desafios juntos.

O CONSÓRCIO BRASIL CENTRAL

Juntas, as Unidades reunidas no BrC, concentram população de 26,2 milhões de habitantes e ocupam 28,8% do território nacional.

No Congresso Nacional conta com uma bancada de 21 senadores e 75 deputados federais. No âmbito das áreas de atuação existem seis projetos em franco desenvolvimento e que serão entregues ainda este ano.

O Consórcio Brasil Central (BrC) é uma Associação Pública de natureza autárquica formado pelo Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia e Maranhão. Foi o primeiro a ser formado no Brasil em 2015.

A dinâmica de atuação aponta para compartilhar soluções e desenvolver ações conjuntas, reduzindo custos na solução de problemas e elevando a competitividade regional.

Atualmente, sete projetos estão em desenvolvimento: compras compartilhadas de medicamentos, turismo integrado, logística/infraestrutura, mercado comum, fomento ao desenvolvimento rural e agronegócio, diversificação da pauta exportadora, aliança municipal pela competitividade.


Fonte
Texto: Secom
Fotos: Arquivo do Fórum
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe