HABITAÇÃO

Governo de Rondônia prestigia entrega de novas moradias a 600 famílias carentes, em Ji-Paraná

15 de dezembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

O Rondon I, em Ji-Paraná, contemplou com casas novas 600 famílias em vulnerabilidade social

O Governo de Rondônia prestigiou na terça-feira (15) a solenidade de entrega de 600 imóveis de interesse social do empreendimento do Governo Federal, Rondon I, em Ji-Paraná.

O vice-governador, José Jodan, que representou o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, abriu a porta de uma das casas, pertencente à autônoma Patrícia Pereira Martins dos Santos.

“Destrancamos o sonho dessas pessoas. É o início da felicidade para os beneficiados pelo programa habitacional. A moradia própria é conforto e segurança”, declarou José Jodan, ao elogiar a estrutura dos imóveis de dois quartos, sala, cozinha, banho social e área de serviço externa. O banheiro de cada imóvel é dotado de sistema de aquecimento solar.

Vice-governador, José Jodan, que representou o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, abriu a porta de uma das primeiras casas entregue

Além das casas geminadas de 42 metros quadrados cada, o empreendimento Rondon I dispõe de infraestrutura de água, luz, rede de esgoto, ruas asfaltadas, drenagem e praça estruturada com brinquedos infantis e aparelhos para atividades físicas ao ar livre. O Rondon I foi construído pela união de forças da Prefeitura de Ji-Paraná e o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal.

Patrícia Martins foi a segunda de cinco famílias que recebeu as chaves na terça-feira (15). O ato de entrega dos imóveis foi simbólico devido aos cuidados de distanciamento social impostos pela pandemia do novo coronavírus. As outras 595 famílias contempladas receberão as chaves dos respectivos imóveis no decorrer da semana, em cronograma já pré-estabelecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

“Finalmente terei meu cantinho para criar com conforto e segurança meus dois filhos, o mais velho já está estudando. É uma surpresa poder passar o natal na minha casa”, declarou Patrícia Martins, que trabalha como faxineira e depende de ajuda financeira e alimentícia para criar os filhos.

O pedreiro Wesley dos Santos Oliveira ficou bastante animado com a nova moradia e otimista com o novo local em que vai viver com a esposa e cinco filhos, na região do Capelasso. “Já vejo oportunidade de trabalho aqui mesmo, dentro do Rondon I. Com certeza vão surgir serviços para eu executar, como construção de muros e ampliações de casas”, disse Wesley, que tem três crianças em fase escolar.

Patrícia Martins foi a segunda de cinco famílias que recebeu as chaves na terça-feira, 15

Os novos moradores deverão contar com duas escolas estaduais localizadas na região para absorver os filhos em idade escolar.

Nas entregas simbólicas, o vice-governador José Jodan acompanhou outras autoridades municipais e federais, que fizeram questão de entrar em cada casa e certificar a qualidade da obra empregada nos imóveis.

O prefeito de Ji-Paraná, Affonso Cândido, fez um discurso de agradecimento e enalteceu a importância das parcerias governamentais na realização do sonho das pessoas em vulnerabilidade social. “É um sentimento de gratidão pela realização desse sonho social”.

A superintendente da Caixa Econômica Federal em Rondônia, Marina Aguilera, ressaltou o sentimento de dever cumprido na missão da instituição financeira em proporcionar moradia a baixo custo para as famílias carentes. “O papel da Caixa Econômica vai além das transações financeiras. É com muito carinho e dever cumprido a essência social do banco”, disse Aguilera.

O secretário nacional de habitação do Ministério do Desenvolvimento Regional, Alfredo Santos, falou sobre os investimentos do Governo Federal nos últimos dois anos e destacou a contratação de mais 3.600 novas moradias populares e a entrega de outras 6.500 nesse período.

Às famílias do Rondon I, o secretário Alfredo Santos, desejou sucesso e alegria. Ele agradeceu ao vice-governador José Jodan, com quem viajou a Ji-Paraná para entregar os imóveis, e ressaltou que Rondônia é um Estado promissor.

“Que cada família honre o compromisso assumido com a nova moradia e que sejam felizes e tenham sucesso. Ao vice-governador, agradeço a companhia e renovo votos de pleno desenvolvimento à Rondônia”, declarou Alfredo Santos.

O ato solene da entrega dos imóveis foi prestigiado pela deputada federal Sílvia Cristina; secretária Municipal de Assistência Social, Sônia Reigota, secretário executivo Regional do Governo estadual em Ji-Paraná, Everton Esteves; pelo diretor executivo do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), Carlos Moraes; e, pelo empreiteiro da construção do conjunto Habitacional, Emerson Fidel.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Nilson Santos

Assistência Social, Cerimônia, Convênios, Economia, Educação, Empresas, Evento, Governo, Habitação, Inclusão Social, Infraestrutura, Lazer, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia