Governo de Rondônia
26/04/2024

INVESTIMENTO IDEP

Governo de Rondônia pretende investir cerca de R$ 10 milhões na educação profissional criando novos polos de escolas técnicas

03 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Centro Abaitará, em Pimenta Bueno, é destaque no cenário nacional por ser a maior escola de inclusão social do Brasil

 

Para dar cumprimento às metas estipuladas no Plano Estadual de Educação e fortalecer o Ensino Médio, o governo de Rondônia criou um plano de estratégia que busca beneficiar ainda mais os jovens com a formação técnica e profissionalizante, através dos cursos oferecidos pelo Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) que está vinculado à Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Criado em dezembro de 2016, com implantação em 2017, o Idep possui hoje mais de 4.900 estudantes matriculados em cursos profissionalizantes nas áreas de comércio, turismo, indústria, agronegócio e transversal (áreas de segurança e TI).

De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa, o instituto busca fomentar toda a política estadual de desenvolvimento da educação profissional por meio de cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada (FIC). Segundo ela, Rondônia conta, hoje, com apenas uma escola técnica estadual no município de Porto Velho, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Major Guapindaia, e o Centro Rural Abaitará, em Pimenta Bueno. Abaitará é destaque no cenário nacional por ser a maior escola de inclusão social do Brasil, onde vivem cerca de 60 indígenas, 15 quilombolas, e famílias de baixa renda.

O plano busca beneficiar os jovens do ensino médio com formação técnica e profissionalizante

“Nós precisamos preparar as pessoas para o crescimento de Rondônia ocupando estes postos de trabalho com gente daqui. Usando o desenvolvimento social e econômico juntos. Os cursos que foram implantados no decorrer desses anos foram através de recursos do Fecoep (Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza). Nós utilizamos este recurso para capacitar as pessoas de forma profissional”, explicou Adir Josefa.

A proposta do plano de estratégia do governo estipulado até 2024 busca ainda fazer um levantamento das necessidades dos 52 municípios para a oferta de cursos, capacitação profissional e desenvolvimento social dos municípios.

“Para nós cobrirmos este atendimento vamos investir no funcionamento e implantação de 10 polos, atingindo assim grande parte do estado de Rondônia para que o maior número de estudantes sejam beneficiados. Então essa proposta é para que possamos cumprir as metas 12 (oferecer no mínimo 25% das matrículas de educação de jovens, adultos e idosos na forma articulada a educação profissional) e 13 (atender no mínimo 30%  de alunos do ensino médio com a oferta de matrículas na educação profissional) ambas do plano estadual de educação profissional” finalizou a presidente.

 

Leia mais:

 Idep prorroga inscrição para curso de comunicação visual, programação de jogos digitais e técnico em multimídia

 Começam as aulas nos cursos profissionalizantes do Idep com oito mil vagas em 42 localidades de Rondônia

 Sejus faz parceria com Idep para realização de cursos para reeducandos do sistema penitenciário de Rondônia

Anexo: livro-didatico.jpg Download

Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Educação, Governo, Inclusão Social, Indústria, Rondônia, Segurança, Tecnologia, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo