Governo de Rondônia
18/04/2024

EDUCAÇÃO

Governo de Rondônia promove 1° Mostra de Vídeo Ambiental produzido por estudantes da rede estadual de ensino

12 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Temas como desperdício da água, e poluição, arborização, fauna e flora estão entre os vídeos que serão apresentados

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Rondônia (Ciearo) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), promove nesta quarta e quinta-feira (13 e 14) a 1° Mostra de Vídeo Ambiental de Rondônia (Movam-RO/2019), no auditório do Golden Plaza Hotel em Porto Velho, com produções audiovisuais de estudantes da rede estadual de ensino, trabalhando com os temas transversal do eixo educação ambiental.

De acordo com a coordenação do evento, o projeto nasceu da necessidade de trabalhar a educação ambiental e estimular os estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, do 1° ao 3° do ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados nas escolas públicas do Estado, a uma conscientização quanto ao meio ambiente em que vivem.

Durante a amostra serão apresentados aproximadamente 50 vídeos das 44 escolas selecionadas e 25 municípios participantes.

A coordenação do evento informou que foram estabelecidos critérios para premiações, na qual os estudantes precisam ter um bom roteiro, clareza na mensagem, demonstrando o objetivo do tema proposto; coerência do tema, boa dicção ao falar nos vídeos, narrativa, pesquisa, estética, edição, ponto de vista e gravação, entre outros requisitos estabelecidos no projeto.

Conforme Roselane Rivero que atua no Núcleo de Temas Transversais, Diversidades e Projetos Escolares da Seduc, temas como desperdício da água, portabilidade e poluição d’agua, fauna e flora e arborização estão entre os vídeos que serão apresentados durante a 1° Amostra de Vídeos Ambiental de Rondônia. “Entre as premiações estão notebooks e tablet que serão entregue ao 1°, 2° e 3° lugar tanto do ensino fundamento, médio e EJA. Serão premiados estudantes, professor orientador e a escola dos alunos” disse.

O secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda, disse que o governador está empenhado na luta pela educação dos estudantes e por uma conscientização quanto ao meio ambiente do Estado. “Precisamos trabalhar e garantir uma educação de qualidade e uma conscientização ambiental nos nossos estudantes, pois só através da educação, informação e conhecimento nós iremos lutar contra a ignorância e conseguiremos transformar o comportamento de nosso estudante e da sociedade”, pontuou.

A coordenação informou ainda que a 1° Amostra de Vídeo Ambiental de Rondônia conta com uma comissão avaliadora, a Comissão Organizadora Estadual do Meio Ambiente (Coema-RO), composta pelos parceiros: Emater, Sedam, Sema, Unir, Ibama, Fecomércio, Embrapa, Fapero e Batalhão da Polícia Ambiental.

Leia Mais:

 Alunos da Escola 28 de Novembro participam da 25ª Edição da Feira Ciência Jovem

 Estudantes de Vilhena participam da 1ª Mostra de Vídeo Ambiental de Rondônia

 Seduc discute projetos de educação ambiental para as escolas de Rondônia

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cléber Souza
Fotos: Daiane Mendonça Arquivo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo