Governo de Rondônia
16/04/2024

INCENTIVO À PRODUÇÃO

1º Festival de Banana começa nesta sexta-feira, em Porto Velho

17 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A banana é uma das frutas mais apreciadas em todo o mundo. Em Rondônia, ela está entre as lideranças quanto ao consumo e exportação. Por isso, o Governo do Estado tem incentivado o cultivo da fruta e, como forma de homenagem as famílias produtoras, vai promover nos dias 18 e 19 de outubro, a partir das 9h, o 1º Festival de Banana na sede da Associação de Produtores Rurais de Cujubinzinho Médio Madeira (Asprol), localizada no Ramal Cujubinzinho, quilômetro 7, em Porto Velho.

“O Festival de Banana é um evento muito esperado por todos. A expectativa é receber mais de 300 pessoas durante o festival, entre produtores rurais, autoridades, representantes públicos e demais convidados”, destacou  Gilvânia Carvalho, médica veterinária da Emater.

No sábado (19), acontece à exposição da Vitrine Tecnológica da banana, o Festival Gastronômico, além de concursos com a escolha do melhor prato derivado da fruta, maior cacho de banana, entre outros. Já pela tarde acontece o torneio de futebol feminino e masculino, e para encerrar a festa não pode faltar o tradicional forró.

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) é uma das responsáveis pela realização do festival e, junto com a Empresa Brasileira de Pesquisa (Embrapa), vai prestar auxílio técnico e orientações. O presidente da Asprol, Raimundo Ribeiro, diz que mais do que uma festa, o evento valoriza as famílias que trabalham com o cultivo da banana na região.

“Mais de 60 produtores ribeirinhos cultivam hoje essa fruta tão valiosa para o consumo. Para nós, produtores, que sabemos a importância do cultivo que move o estado, o festival trás reconhecimento aos ribeirinhos”, declarou o presidente da associação.

 

Já o gerente local da Emater, Dionísio Quiroga, acrescenta que o festival estimula o aumento da produção na região.  “O trabalho da Emater, em parceria com o Governo do Estado e demais órgãos, resulta no estimulo da criação de lavouras e incentivo ao desenvolvimento de Rondônia. É esse crescimento que desejamos, o convite deixamos aberto a todos da comunidade. Esse é o primeiro de muitos outros festivais que virão”.

A abertura do festival inicia com a ação social em prol das famílias produtoras. Vários parceiros como as secretarias municipais e estaduais de Saúde (Sesau), de Agricultura (Seagri) e (Semagric), além do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Serviço Social do Comércio (Sesc) entre outros órgãos que vão realizar ações de assistência social naquela comunidade.

 

Leia mais:

Governo do Estado promove primeira edição do Agrofloro, encontro da Cadeia Produtiva das Florestas Plantadas de Rondônia

Secretaria de Agricultura de Rondônia apóia 2ª edição do Circuito de Negócios Agro

Criadores de peixe de Rondônia se reúnem para conhecer tendências de inovação e sustentabilidade para o setor


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Evento, Governo, Meio Ambiente, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo