Governo de Rondônia
25/04/2024

PACTO

Governo de Rondônia quer união de estados para fortalecer a Amazônia Legal

27 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Amazônia deixará de ser tema de discurso fácil para se transformar em região respeitada. Foi o que disse, nesta quarta-feira (26), o governador Confúcio Moura durante visita à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), no Palácio Rio Madeira. O comentário foi dirigido a um  grupo de técnicos que participa de treinamento para análises de declarações prestadas ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Governador Confúcio esteve nesta quarta-feira na Sedam, durante treinamento de técnicos

Governador Confúcio esteve nesta quarta-feira na Sedam, durante treinamento de técnicos

Segundo Confúcio Moura, o suporte aos produtores rurais nas declarações ao CAR estão entre os temas que serão tratados durante o 14º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que acontece em Porto Velho nos dias 4 e 5 de maio.

A avaliação do governador é que a união dos nove estados da região (Rondônia,  Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do Maranhão) vai produzir as transformações necessárias para que a Amazônia conquiste o respeito que merece no País e no mundo.

A troca de experiências está na pauta ambiental do Fórum de Governadores da Amazônia Legal sob o tema Compartilhamento de informações e tecnologia para o fortalecimento do Cadastro Ambiental Rural e Programa de Regularização Ambiental (PRA) nos estados do bloco.

As discussões no fórum incluem uma proposta de acordo de cooperação técnica entre os estados da Amazônia Legal para o compartilhamento de informações sobre o CAR. Os governadores devem firmar acordo e definir agenda para discutir as metodologias e formas de compartilhamento futuro.

O treinamento para módulo de análise de cadastros que está em andamento na Sedam reúne, além dos profissionais de Rondônia, técnicos do Amazonas e Acre, e se constitui também em ambiente de intercâmbio de experiência na área.

SUPORTE

Os analistas de cadastro estão sendo preparados para avaliar as declarações prestadas pelos proprietários rurais e prestar suporte nos casos em que faltar informações.

Ainda na Sedam, o governador também conheceu o Centro de Monitoramento por imagens, apresentado pelo secretário Vilson Salles. Antes de encerrar a visita, Confúcio agradeceu o empenho dos participantes do treinamento e explicou que eles são responsáveis por uma importante missão ambiental e social.

Leia mais:
Cadastro Ambiental Rural é prorrogado até maio de 2017 para pequenos produtores
Referência em políticas ambientais, Rondônia irá compartilhar experiências com governos da Amazônia Legal em fórum


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Meio Ambiente, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo