MAPEIA RONDÔNIA

Governo de Rondônia realiza 423 testes rápidos para covid-19 no 13º drive-thru, em Pimenta Bueno

14 de abril de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Foram realizados 423 testes, destes 45 tiveram diagnóstico positivo

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou nesta quarta-feira (14), um drive-thru para testagem da covid-19 em Pimenta Bueno. A medida é considerada essencial para quebrar a cadeia de transmissão do vírus no Estado. Foram realizados 423 exames, destes foram 45 positivos. A ação ocorreu no pátio de uma igreja, no bairro Jardim das Oliveiras. Foram feitas coletas de secreções nasais  para detecção do coronavírus desde os primeiros dias de infecção por meio do método antígeno que permite identificar o vírus com 93,3% de sensibilidade e 99,4% de especificidade.

Na guerra contra o avanço de casos da covid-19, o Governo tem agido de forma célere, atento as diversas formas de proteger os rondonienses e com ações contínuas. O drive-thru para testagem da covid-19 faz parte do projeto “Mapeia Rondônia”. A iniciativa identifica o estágio de evolução do vírus no Estado e dá base para ações precisas de enfrentamento.

O governador Marcos Rocha, acompanhou a testagem ao lado do secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo. “Apesar da situação difícil, estamos trabalhando muito para proteger a nossa população. Esse é o 13º drive-thru que realizmos. Também adquirimos vacinas, por meio de consórcio. Só para Rondônia são 1 milhão de doses, e somando com as que o Governo Federal está distribuindo, vamos conseguir vacinar muitos rondonienses. Pedimos que a população continue nos ajudando no controle do vírus, fazendo uso da máscara, higienização das mãos e evitando as aglomerações” disse o governador.

O Governador Marcos Rocha parabenizou os profissionais envolvidos no combate a covid-19

“Por determinação do Chefe do Executivo, as pessoas que testam positivo passam por consulta médica, e as que quiserem podem receber medicamentos e devem ficar isoladas, o que é essencial, principalmente diante da circulação de novas cepas com alto poder de transmissibilidade. Dessa forma, quebra-se a cadeia de transmissão e evita-se que os casos se agravem e superlotem as UTIs. Assim teremos menos óbitos”, explica o secretário.

O prefeito de Pimenta Bueno, Aurismar Araújo, esteve presente no local da testagem. “Parabenizo o governador, coronel Marcos Rocha, pela política de enfrentamento à pandemia”, disse.

LOGÍSTICA

No local, o procedimento para testagem foi dividido com a seguinte logística: ainda na fila dos veículos, militares do Corpo de Bombeiros Militar (CBM/RO) checavam documentos e faziam a primeira identificação, em seguida o público passava pelos exames realizados pelos profissionais da saúde e seguia para a etapa de notificações dos casos, onde cada informação era atentamente captada pelos voluntários do projeto Juventude Voluntária da Superintendência da Juventude, Cultura Esporte e Lazer (Sejucel).

Por fim, em um novo espaço, o público recebia o diagnóstico, quando negativo, um alívio, mas para aqueles que testaram positivo para covid-19, o amparo de receber as orientações para evitar a proliferação da doença e evitar que a mesma se agrave. Houve também a oferta de kits de medicamentos, para os que voluntariamente aceitaram o tratamento.

Testes também foram realizados paralelamente ao drive-thru em unidade de saúde municipal para os que não estavam em veículos. A modalidade drive-thru é uma alternativa considerada mais segura por evitar aglomerações, minimizando a exposição dos envolvidos na ação, tanto os profissionais da saúde como a própria população.

APOIO

efetivo da Polícia Militar deu apoio a segurança da ação de testagem rápida

A ação do Governo Estadual tem recebido avaliação positiva da população. “É de total importância o apoio do Governo ao Município, pois temos muitos casos de pessoas que não conseguem fazer o exame. Fala-se sobre evitar sair de casa sem necessidade, mas enquanto a pessoa não sabe o diagnóstico, ela ainda vai em vários lugares. Além disso, os casos positivos já podem sair com kit de medicamentos, o que sou a favor”, afirma a servidora pública, Valéria Rodrigues.

O assistente de pátio de biomassa, Marscon dos Santos Feitosa aproveitou a oportunidade para levar a família a descobrir se estão acometidos de covid-19. “É muito bom, pois é exame gratuito, e nos ajuda a esclarecer a dúvida se o que sentimos é mesmo covid-19. Se for, já nós dão o medicamento para tratar”, considera.

“Isso é muito bom para a população, pois identifica de forma rápida quem está com a covid-19 e fornece o medicamento para fazer o tratamento”, avalia o autônomo, Walter Torchette, 64 anos.

A realização dos testes é de responsabilidade das prefeituras, mas o Governo atento as necessidades dos rondonienses em todo o Estado tem ajudado as prefeituras nas ações estratégicas de enfrentamento à pandemia. O governador reforçou para a população que tem adotado as medidas efetivas para o enfrentamento à pandemia e que está comprometido a proteger cada um, dando inclusive apoio as prefeituras. Ele ainda parabenizou a todos os profissionais envolvidos dos eixos da saúde, segurança, e voluntários que tem contribuído para o combate a covid-19 em Rondônia.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ėsio Mendes