MAPEIA RONDÔNIA

Governo de Rondônia realiza a 24º edição do drive-thru de testagem rápida em Vilhena; 741 testes foram realizados

16 de junho de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

741 pessoas realizaram os testes em Vilhena

Dando continuidade a ação “Mapeia Rondônia”, o Governo do Estado realizou nesta quarta-feira (16), a 24ª edição do drive-thru de testagem rápida contra a covid-19 no município de Vilhena. Coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a prefeitura municipal, a testagem aconteceu em frente à Câmara dos Vereadores.

Com início às 9h, equipes da saúde municipal e estadual, e voluntários participaram do drive-thru realizando a testagem por swab (cotonete estéril) nasal que foi realizada em 741 pessoas, sendo desse total, 71 casos positivos.

O secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo, acompanhou toda a ação. “A testagem vem apresentando um panorama grande de assintomáticos que testam positivo. Assim, conseguimos controlar o avanço da doença, medicando o paciente de maneira preventiva e isolando-o, impedindo que outras pessoas sejam contaminadas”.

Máximo reforça que o swab é uma testagem segura e o resultado sai após dez minutos.  Os positivados são avaliados no local por uma equipe médica e orientados caso necessitem ou não de internação. Além do kit de medicação que é entregue no ato, o município passa a acompanhar o paciente que deve realizar o tratamento em casa, cumprindo quarentena.

Graças aos testes realizados, o secretário enfatiza que serão menos 71 pessoas transitando pelas ruas. “A maioria dos que testaram positivo eram assintomáticos e não estavam sentindo nada. Hoje eram apenas 71, mas daqui a cinco ou sete dias, já teríamos cerca de 300 pessoas contaminadas e com mais sete dias essas pessoas iriam transmitir para muitas outras. Por isso, a importância da população realizar o teste”, reforça.

71 casos testaram positivo, os pacientes foram avaliados, receberam medicação e deverão cumprir a quarentena.

Sobre a situação da pandemia no Estado, o secretário destaca que hoje, Rondônia se encontra numa situação um pouco mais confortável, graças a essa força tarefa de testes rápidos e a intensificação da vacinação contra a covid-19 que vem acontecendo nos 52 municípios.

Rondônia foi o Estado que mais construiu leitos no Brasil, sendo destaque na região Norte. Foram 346 novos leitos para atender pacientes com o coronavírus. “Estamos com mais de cem leitos do SUS vagos em todo o Estado, e o governador Marcos Rocha interviu para que fizéssemos a operação “Unidos pela Vida”, que está ajudando os estados vizinhos, recebendo pacientes intubados e em estado grave para tratamento em Rondônia. Ficamos felizes porque quatro pacientes que vieram do Mato Grosso do Sul já receberam alta e estão fora de risco”, relatou.

A ação do drive-thru contou com o apoio das equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Defesa Civil, Secretaria de Trânsito, equipes do Senai e membros do projeto Juventude Voluntária da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).

Texto: Jesica Labajos
Fotos: Jesica Labajos