Governo de Rondônia
Domingo, 17 de dezembro de 2017

FORMAÇÃO

Governo de Rondônia realiza através da Secretaria de Estado da Justiça programa de formação continuada para agentes penitenciários

16 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Auditório lotado para ouvir a palestrante Cíntia Helena dos Santos.

 

No final da semana passada, aconteceu o seminário ‘Vigiar e punir nos dias atuais: da lógica do aprisionamento à garantia de direitos’, que deu abertura ao programa de formação continuada para agentes penitenciários. Cerca de 200 servidores compareceram ao auditório do Teatro Guaporé.

O secretário de Estado da Justiça, Marcos Rocha, parabenizou o governador Confúcio Moura pela iniciativa. “O governador  Confúcio está de parabéns em trazer um seminário grandioso como este para os servidores do sistema prisional de Rondônia. É sempre uma satisfação poder juntamente com nosso governador oferecer um programa de formação continuada aos agentes penitenciários que são verdadeiros guerreiros na luta em zelar pela segurança dos presídios”, declarou.

A palestrante Cíntia Helena dos Santos atua como psicóloga há 20 anos no sistema prisional brasileiro e também é especialista em psicanálise voltada à modalidade do tratamento penal e gestão penitenciária. Com formação em doutorado, foi escolhida pelo governador Confúcio Moura para compartilhar as experiências e teorias adquiridas ao logo destas duas décadas.

Cíntia Helena dos Santos foi a palestrante

Oito municípios serão contemplados com a formação: Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes (que vai abranger Machadinho e Buritis), Ji-Paraná (Jaru, Ouro Preto e Presidente Médici), Rolim de Moura (Alta Floresta de Santa Luzia), Pimenta Bueno (Cacoal e Espigão do Oeste), Vilhena (Cerejeiras e Colorado) e São Miguel do Guaporé (Alvorada do Oeste, Costa Marques e São Francisco do Guaporé).

A diretora da Escola de Estudo e Pesquisa Penitenciária (Esep), Crisanara Mazza de Toledo, cita os temas que serão abordados durante o programa de formação continuada que deverá acontecer até dezembro são eles: identidade e o papel do profissional, humanização no atendimento, prática de atendimento, comunicação, gestão técnica, ética, liderança e legislação específicas.

“Este trabalho só está sendo possível ser realizado graças à parceria Escola de Governo  com o Instituto Superior de Formação Continuada (Infoco), e as  Secretarias da Justiça e do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog)”, agradeceu a diretora.

Os servidores deverão se inscrever no site http://www.escoladegoverno.ro.gov.br, no módulo disponível, selecionando o polo que abrange o município onde reside,” pontou Crisanara.

Leia mais:

 Secretaria de Estado da Justiça realiza projeto de reinserção social em Rolim de Moura para capacitar apenados a ingressar ao mercado de trabalho


Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: Léia Castro
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Capacitação, Cursos, Educação, Evento, Governo, Justiça, Municípios, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Twitter
Facebook
Youtube