Governo de Rondônia
Quarta, 19 de junho de 2019

CONTEÚDO

Governo de Rondônia realiza seminário para difundir respeito aos direitos humanos na mídia

03 de novembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A conselheira Iara Moura, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH),  será palestrante no seminário em que serão apresentadas recomendações para a publicidade no âmbito do governo de Rondônia. O evento é promovido pela Superintendência Estadual de Comunicação (Secom) e acontecerá, terça-feira (07), às 8h30, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

Com base num monitoramento que apontou mais de 4.500 violações aos direitos humanos em programas de rádio e TV em 10 capitais brasileiras em apenas um mês, o CNDH recomenda a adoção de medidas para vedar a publicidade de órgãos públicos e empresas estatais em programas que cujo conteúdo degrada a dignidade das pessoas.

O conteúdo do relatório será apresentado no seminário. Iara Moura, além de conselheira do CNDH, também é coordenadora da Comissão Permanente de Direito à Comunicação e à Liberdade de Imprensa.

Segundo Domingues Júnior, superintendente da Secom, a oportunidade servirá para que seja dada ampla divulgação às providências adotadas para disciplinar a publicidade no âmbito do Poder Executivo Estadual.

“O governo do estado se alinha à agenda dos direitos humanos, orienta os veículos a respeito das mudanças em andamento no sentido de não financiar com verbas públicas quem comete crimes contra os direitos humanos”, explica  Domingues Júnior. Ele acrescenta que o fomento à produção de conteúdos regionais é um caminho natural desta nova política.

O superintendente diz ainda que governo de Rondônia está adotando medidas para evitar que a publicidade institucional seja vinculada a conteúdos que degradam a pessoa humana. “É um posicionamento claro e que estabelece um marco nestas relações”, disse ele.

O seminário é direcionado para jornalistas das redações de veículos de comunicação e profissionais do atendimento comercial, secretarias e assessores de comunicação.

Pela manhã, o evento será com jornalistas das redações e profissionais de atendimento comercial. À tarde, Iara Moura falará para assessores de comunicação.

Leia o relatório sobre violações de direitos humanos na mídia brasileira


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Evento, Governo, Lei da Informação, Rondônia, Sociedade


Compartilhe