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25/04/2024

DEMOCRACIA

Governo de Rondônia transmite webinar em comemoração ao Dia do Ouvidor e reforça importância de dar voz à população

17 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Webinar transmitido pelo página do Governo de Rondônia destacou a importância das ouvidorias como canal de comunicação entre os órgãos públicos e a sociedade

O Dia Nacional do Ouvidor foi comemorado nesta terça-feira (16) com a realização de um webinar transmitido pela página do Governo de Rondônia na internet, no qual foi destacado a importância das ouvidorias como canal de comunicação entre os órgãos públicos e a sociedade, e ainda abordou estratégias de como manter a motivação no trabalho em tempo de pandemia.

O evento online contou com a participação da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, do ouvidor nacional, Fernando César, da psicóloga Elisangela Codinhoto e da ouvidora geral do Estado, Etelvina Rocha, além do secretário executivo do Gabinete do Governador, Coronel Raulino Ferreira da Silva, que representou o chefe do Poder Executivo de Rondônia.

A ministra Damares Alves ressaltou que Rondônia é um Estado parceiro, e considerou que ‘‘o Estado tem uma Ouvidoria espetacular’’, parabenizou.  Ela informou ainda que investir no fortalecimento de ouvidorias é uma decisão assertiva, e foi por isso que deu prioridade à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, e que já colhe resultados.

A ministra Damares Alves ressaltou a importância de fortalecer as ouvidorias

‘‘Nós estamos trazendo para nossas ouvidorias o coração. É um dia de celebrar como nossas ouvidorias estão avançando e ouvidores estão desenvolvendo outro olhar’’, avalia. A ministra ainda destacou que duas grandes operações policiais desencadeadas no Brasil tiveram início através da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que foram as operações “Vetus”, inédita no combate à violência contra idosos e a operação “Resguardo”, a maior de combate à violência contra a mulher.

O ouvidor nacional do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Fernando César, apresentou o Painel de Dados da ONDH que dá à rede de proteção de todos os Estados subsídios em informações dos cenários de violações para que possam ser efetivos na ações em prol da sociedade. Ele ainda apontou os aperfeiçoamentos feitos nos canais de atendimento da Ouvidoria, e a inclusão do atendimento em libras como avanços importantes para benefício da população.

A ouvidora geral do Estado, Etelvina Rocha, destacou o orgulho de comemorar essa data diante do que classificou como importante e nobre missão dos ouvidores em garantir e dar voz aos cidadãos, favorecendo a solução de conflitos e transformando manifestações em valorosas ferramentas de gestão. ‘‘A missão de ouvidor não é tarefa fácil, demanda responsabilidade, empatia, mas a missão de ouvir é gratificante e o sucesso do ouvidor nesse mister dependerá não somente do saber e aptidão, mas principalmente de pôr o coração na causa’’, considera.

Durante a live, houve a apresentação de certificados de servidores que concluíram a capacitação nacional em Ouvidoria, de 160 horas, oferecida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), entidade vinculada ao Ministério da Economia, e premiações aos ouvidores que se destacaram nas categorias “Resolutividade” e “Inovação”, um reconhecimento do desempenho destes profissionais.

E ainda teve a participação da psicóloga, mestre e especialista em saúde do trabalhador, Elisangela Codinhoto, que trouxe para o evento a palestra ‘‘Motivação no trabalho em tempos de pandemia’’.  Para ela, esse é um momento de crise, e toda crise tem algo a ensinar. A psicóloga citou que um dos segredos para superar esse momento é ouvir uns aos outros e dar um novo significado às emoções negativas como, por exemplo, de luto,  culpa e desmotivação.

Elisangela exemplificou sua fala comentando que o povo de Israel, no deserto, ficava andando em círculo por não cumprir a lei de Deus, e no seu entendimento é isso que acontece atualmente quando as pessoas não querem cumprir as recomendações para enfrentamento da pandemia. Ela considera que para vencer, é preciso ter obediência e amor uns pelos outros.

‘‘Tudo é possível. Se você imaginou que pode realizar, então você pode. Você pode deixar ou não que um pensamento de derrota acesse sua mente, não aceite. Você é incrível, e que essa crise não seja um ponto final, só uma vírgula. Não podemos andar em círculos, mas precisamos obedecer e ter empatia’’, finaliza.


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Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Edcarlos Carvalho
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade, Tecnologia


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