DIPLOMACIA

Governo de Rondônia recebe visita institucional da embaixadora da Venezuela

20 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

A embaixadora foi recebida pelo secretário executivo da governadoria, coronel Raulino Ferreira.

O Governo de Rondônia recebeu nesta quinta-feira (19), no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, a visita institucional da embaixadora da Venezuela no Brasil, María Teresa Belandria Expósito. Em dois anos e meio no Brasil, esta é a primeira vez que a embaixadora visita oficialmente o Estado.

A embaixadora cumpre uma agenda oficial de três dias em Rondônia, onde serão feitos encontros com migrantes venezuelanos para tratar sobre a gestão da embaixada no país e os serviços oferecidos por meio do portal na internet, além de emissões de atestados de estado civil.

María Teresa, acompanhada pelo ministro conselheiro, Thomas Silva e pelo representante da embaixada venezuelana no Rio de Janeiro, William Clavijo, foi recebida pelo secretário de gabinete da governadoria, coronel Raulino Ferreira, o gestor da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá, a diretora adjunta do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Benedita Aparecida e a representante da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Liana Silva.

É a primeira visita da embaixadora da Venezuela a Rondônia

Durante a reunião, María Teresa agradeceu o apoio do Governo de Rondônia aos migrantes venezuelanos no Estado e citou a Operação Acolhida, do Governo Federal, que busca a inserção social e econômica no país, incluindo o apoio por emprego e moradia.

A diretora do Detran, Benedita Aparecida relatou que muitos venezuelanos que estão em Porto Velho, tem procurado regularizar os documentos pessoais e a carteira de habilitação, para poder dirigir no país. A embaixadora venezuelana ressaltou que pelo portal da embaixada, as pessoas podem obter informações sobre os procedimentos para regularização dos documentos e estar regularizado no Brasil.

O ministro conselheiro, Tomas Silva, que estava na comitiva, agradeceu o auxílio do Governo do Estado pela receptividade e disse que o Brasil é um país exemplo no acolhimento e no reconhecimento do que acontece na Venezuela.

No encerramento da reunião, coronel Raulino Ferreira, agradeceu a embaixadora María Teresa pela visita e entregou um kit da Superintendência Estadual de Turismo (Setur). Ele ainda, colocou o Estado à disposição da embaixada venezuelana para futuras visitas oficiais.

Texto: Richard Neves
Fotos: Ésio Mendes