Governo de Rondônia
29/03/2024

CONVOCAÇÃO

Governo de Rondônia solicita apoio de médicos residentes para aumentar oferta de leitos nas unidades

26 de janeiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Hospital de Campanha da zona Leste tem capacidade para 53 leitos, mas somente 40 estão em funcionamento devido a falta de médicos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), está adotando medidas para atender a demanda na falta de médicos que possam atuar na linha de frente para o combate à Covid-19. Como uma das alternativas, a Sesau enviou ofício à Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem) solicitando apoio quanto à disponibilização de tutores e médicos residentes para ampliação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nas unidades de atendimento.

Segundo o secretário da Saúde, Fernando Máximo, o Estado já conta com estrutura e equipamentos para ofertar atendimentos aos pacientes, mas enfrenta a falta de médicos.

“Estamos buscando de todas as formas suprir essa necessidade. Pedimos apoio aos médicos residentes para que nos ajudem a ampliar leitos e salvar vidas”, enfatizou o secretário.

A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação, pelo qual os profissionais são especializados em determinada área da medicina. O objetivo da residência médica é consolidar os conhecimentos adquiridos com o acompanhamento de tutores especialistas na área.

AMPLIAÇÃO DE LEITOS

O Hospital de Campanha da zona Leste (Cero) esta entre as unidades hospitalares que possuem capacidade para ampliação de leitos. Atualmente funciona com 40 leitos, sendo 20 leitos clínicos e 20 de UTI, mas tem capacidade para disponibilizar mais 13 leitos, sendo 10 de UTI e três clínicos.

Além das medidas adotadas, o Governo do Estado tem realizado chamamentos públicos convocando profissionais médicos das mais diversas especialidades. Ao todo 63 editais já foram lançados com 1.035 profissionais convocados.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Daiane Mendonça e Italo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Rondônia, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo