HABITAÇÃO

Governo de Rondônia sorteia 800 casas populares em Ji-Paraná e faz alerta sobre ações de combate ao aedes aegypti

18 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

18-12_Sorteio dos imóveis todos os grupos__FOTO_PAULO SÉRGIO (2)

800 contemplados com casas populares do Residencial Capelasso, sorteadas nesta sexta-feira (18), em Ji-Paraná

O combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue e zika vírus, foi um dos apelos do vice-governador, Daniel Pereira, aos 800 contemplados com casas populares sorteadas nesta sexta-feira (18), no Ginásio Poliesportivo Gerivaldo José de Souza (Gerivaldão), em Ji-Paraná.

Daniel Pereira lembrou que vários países sofrem com catástrofes, como furacões, tornados e outros eventos da natureza. Mas, no Brasil, se deve erradicar o mosquito, o maior desafio no momento.

A aposentada Carmelita Gregório, 64 anos, foi uma das contempladas com a moradia popular, e concordou com a opinião do vice-governador. “Ele tem razão. Se nós, os moradores, não cuidarmos dos nossos quintais, o mosquito se alastra mesmo”, disse a nova sorteada do conjunto Capelasso, no 2º Distrito de Ji-Paraná.

Daniel Pereira pediu também aos contemplados que cuidem bem das novas casas e não deixem as crianças fora da escola. “A casa é sua, cuide bem dela. Isso é dignidade. E mais, matriculem os meninos nas escolas. Dê essa oportunidade a eles”.

SORTEIO

A parceria entre os governos estadual, Federal e municipal oportunizou 800 famílias a adquirir a casa própria em Ji-Paraná, por meio de sorteio. Ao todo foram 983 inscritos nos programas Minha Casa Minha Vida (federal) e Morada Nova (estadual). Todas as moradias são de interesse social e contam com dois quartos, sala e cozinha conjugadas, banheiro e área de serviço. O imóvel é servido de energia solar e elétrica, redes de água e de esgoto em ruas asfaltadas.

A Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), responsável pelo setor habitacional do governo estadual, foi representada pela adjunta Marionete Sana, que destacou a função social do poder público estadual ao promover parcerias para a construção de habitações populares. “No que se refere a moradias, o governo estadual vem atuando tanto na zona urbana quanto na rural, entregando habitações”, pontuou.

Alzira

Alzira Rosa, com Jesualdo e Daniel, disse que teve sonho da casa realizado

Alzira Roza da Cosa, 75 anos, vive com o filho no bairro Habitar Brasil e nunca conseguiu comprar uma casa. “A aposentadoria é pequena e o dinheiro não dá para assumir as despesas. É um sonho que realizo agora”, disse ela ao posar para a foto.

O prefeito Jesualdo agradeceu ao Governo de Rondônia pelo compromisso com Ji-Paraná, ressaltando que “esta parceria vai nos ajudar a acabar com a falta de moradia. Esse governo é o que mais construiu casas populares”.

A solenidade oficial contou com a participação de autoridades municipais, estaduais e federais.

Neste sábado (19), o sorteio prosseguirá no Gerivaldão, a partir das 8h, quando serão contemplados mais 1.456 pessoas com apartamentos de interesse social.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio

Água, Assistência Social, Convênios, Economia, Educação, Evento, Governo, Habitação, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade