Governo de Rondônia
23/04/2024

PLANO ESTRATÉGICO

Governo de Rondônia usa tecnologia para intensificar cumprimento de ações prioritárias do Plano Estratégico

13 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Para garantir a eficiência do monitoramento das iniciativas prioritárias do Plano Estratégico de Rondônia, a Casa Civil iniciou em julho de 2019 e mantém um trabalho constante de sensibilização junto às secretarias e órgãos do Estado. O cumprimento das ações e projetos essenciais para o desenvolvimento de Rondônia é uma determinação do governador coronel Marcos Rocha. Em 2020 foram intensificadas as oficinas de treinamentos para a estruturação dos projetos. 

Coordenadora da Somar, Flávia Beatriz, em treinamento com secretário e técnicos

 

Segundo Flávia Beatriz, coordenadora do Comitê de Soluções para Melhoria e Alcance de Resultados  (SOMAR), vinculado à Casa Civil, o objetivo das oficinas é capacitar os secretários, coordenadores e técnicos para o uso de plataformas que irão auxiliar no gerenciamento de todas as execuções do governo. Ela destaca ainda a importância de uma comunicação linear entre as secretarias.

“Esse alinhamento nos dará mais agilidade no monitoramento da execução das iniciativas do Plano Estratégico (PE) e, o uso de tecnologias facilita a mensuração dos resultados, uma vez que, em duas plataformas nós reunimos todas as informações necessárias para isso”, explicou. 

CELERIDADE 

Para a Somar, atrelar a inovação utilizando a tecnologia nos processos de tomadas de decisão é a forma mais eficaz para dar celeridade nas políticas públicas de governo, sejam elas proativas ou reativas.  Após a criação do comitê, a primeira grande tarefa foi a reestruturação do Sistema de Gerenciamento de Programas e Projetos, o SGPP. 

O SGPP, hoje mantido pelo setor de desenvolvimento da Casa Civil, foi readequado para o gerenciamento dos projetos prioritários. O sistema  auxilia na criação, organização, gerência e compartilhamento dos projetos, estruturação das reuniões e integra as iniciativas com o sistema SEI (Sistema Eletrônico de Informações). 

Dashboard do sistema SOMAR

Incorporado ao SGPP, foi necessário o desenvolvimento do  Sistema de Monitoramento do Planejamento Estratégico do Governo do Estado de Rondônia 2019-2023 – SOMAR. O sistema SOMAR é responsável por realizar o monitoramento do PE e oferece as unidades estaduais um Dashboard [Painel visual com indicadores e métricas] dos seus respectivos projetos através de acompanhamento diário e semanal, garantido assim aos gestores uma visão macro e concreta para auxiliar na conclusão dos seus projetos.

O secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, destacou que a SOMAR tem trabalhado para tornar o processo de informações cada vez mais rápido e assim cooperar para que o governo tenha agilidade nas entregas para o cidadão. “Aproveitamos o início do exercício para um alinhamento macro com todos os secretários sobre as ações de governo. Já adiantamos várias oficinas com algumas secretarias e continuaremos realizando esse trabalho durante toda a gestão até que os resultados cheguem a população”, garante.

Júnior lembra ainda que os sistemas de monitoramento passam por ajustes constantes através da equipe de desenvolvimento da Casa Civil. “Esse trabalho tem sido feito em parceria com todos os gestores até aqui e com ajuda essencial da tecnologia a nosso favor”, finalizou o secretário. 

O Plano Estratégico de Governo  de Rondônia que contempla as iniciativas prioritárias pode ser acessado AQUI.

Leia mais:

Governador eleva harmonia entre Poderes por uma agenda positiva para Rondônia na 1ª sessão do ano da Assembleia Legislativa

União entre poderes em Rondônia é reforçada em ato cívico de introdução da bandeira do Legislativo

 Desenvolvimento Econômico e Plano Estratégico são destaques na mídia em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Cleiciano Galdino
Fotos: Arthur Amaral e Cleiciano Galdino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo