APOIO RURAL

Governo de Rondônia visita Feira do Produtor Rural de Triunfo, recém-inaugurada

03 de agosto de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Seosp, autora do projeto, voltou domingo ao Feirão do distrito de Triunfo para verificar o funcionamento

O Governo de Rondônia verificou, pela primeira vez, no domingo (1º), o funcionamento da Feira do Produtor Rural de Triunfo, conhecida por feirão, projetada pela Secretaria Estadual de Obras e Serviços Públicos (Seosp). O distrito distante 123 quilômetros da área urbana de Candeias do Jamari é um dos grandes celeiros hortifrutigranjeiros da região.

O secretário Erasmo Meireles e Sá e o secretário-adjunto, Jefferson Ribeiro da Rocha, da Seosp, verificaram a operacionalidade da obra, critérios e objetivos, concluindo que o funcionamento da feira atendeu às expectativas dos produtores do distrito, que fornecem para consumidores de Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste.

“É bem diferente do período em que eles trabalhavam debaixo de sol e chuva, dez anos atrás”, observou o secretário Erasmo Meireles e Sá. Ele ainda destacou que as ações administrativas do governador Marcos Rocha, em benefício da produção agropecuária e hortifrutigranjeira, fortalecem o setor produtivo regional.

Três boxes com a devida adequação (em equipamentos, paredes e disposição) são destinados ao comércio de carne, frango e peixe, e a maioria atende à exposição de diversos produtos. Os produtores oferecem aos consumidores uma variedade de verduras, ovos, mel, doces, laticínios, pescados frescos, leite, carnes de bovinos, suínos, aves vivas e abatidas, entre outros.

Segundo o secretário, os recursos no valor de R$ 75,9 mil para a construção da feira são oriundos de emenda parlamentar do ex-deputado federal Lindomar Garçom, na forma de contrapartida aos R$ 575 mil investidos pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A feira tem 388 metros quadrados ( m²) construídos em alvenaria, coberto, com iluminação, água encanada e rede wi-fi gratuita. O espaço comporta 36 boxes, dos quais, três deles preparados com pia e cerâmica, especialmente construídos para a venda de carne, frango e peixe. Conta com banheiros feminino e masculino, com acessibilidade para pessoas com deficiência, e depósito de materiais de limpeza. Ela foi inaugurada no dia 13 de julho.

PAVILHÃO BOVINO NA RR SHOW

A equipe da Seosp vai fiscalizar mais obras conveniadas no interior: em Cacoal, a feira em reforma, que melhora com a instalação de aparelhos climatizadores; em Cujubim, o estacionamento da feira municipal; em Rolim de Moura, o galpão dos produtores de café.

O secretário Meireles e Sá destaca que o pavilhão de exposição da bovinocultura da Rondônia Rural Show, a maior delas, em Ji-Paraná. Mede 32,30 m x 61,70 m, com amplas áreas para baias e administração.

O projeto elaborado também contempla espaço para eventos e palestras, e estrutura reservada para reuniões. “Nessa inspeção nós observamos afastamentos, limites, módulos, visando à otimização de espaços no terreno”, disse o secretário-adjunto Jefferson da Rocha.

Conforme ele explicou, por se tratar de feira agropecuária, o acesso ao público principal será pela rua 45 (norte). O pavilhão de bovinocultura terá corredores de acesso pelas fachadas norte, leste e oeste. O público deverá circular entre as baias, e ali observar os animais expostos.

Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Luiz Gabriel

Capacitação, Distritos, Economia, Fiscalização, Governo, Obras, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade, Solidariedade