26/04/2024

Governo debate direitos humanos e migrações em Vilhena

19 de março de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

4 _ direitos humanos_1024x768Vilhena – O município de Vilhena sediou nesta segunda-feira (17), os fóruns regionais para eleição de representantes para compor o Conselho Estadual de Direitos Humanos, seguido de Encontros Regionais preparatórios para a 1ª Conferência Estadual de Migrações e Refúgios (Comigrar). O secretário regional de Vilhena, Ronaldo Alevato, representou o governador Confúcio Moura na solenidade de abertura. O evento é uma promoção do governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

Com o tema “O controle social nos Direitos Humanos”, o primeiro evento foi aberto a partir das 8h, no auditório da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), contando com a participação de movimentos sociais, pastorais, representantes do Ministério Público, OAB, Sepaz, Unir, Tribunal de Justiça e demais atores sociais dos sete municípios do Cone Sul.

O representante da Superintendência Estadual de Promoção da Paz  (Sepaz), Nilton Gomes, além da gerente regional da Seas no Cone Sul, Solange Bernardo, destacaram a importância dos eventos, lembrando que o objetivo é promover um espaço de debate político regionalizado sobre os direitos humanos e outros temas referentes ao trabalho desenvolvido pelo governo de Rondônia.

Na parte da tarde, os debates dos encontros regionais para a 1ª Conferência Estadual de Migrações e Refúgios (Comigrar) foram centrados em cinco eixos temáticos: igualdade de tratamento, inserção social, cidadania cultural, violações de direitos e participação social.

Texto: Eraldo Morais
Fotos: Thiago Falcão