Governo debate Gestão Democrática em Vilhena

09 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

5 - coordenadorCom objetivo de debater a Gestão Democrática nas escolas da rede pública estadual e fortalecer os Conselhos Escolares de Vilhena, Colorado do Oeste, Chupinguaia e Cabixi, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE-Villhena) realizou reuniões técnicas para esclarecer o papel do gestor e os indicadores escolares na região.

O trabalho foi aberto pelo coordenador regional de educação de Vilhena, professor Edson Nogueira (foto), que fez uma ampla explanação do trabalho realizado pelo governo estadual na área.

Ele fez uma retrospectiva da implantação dos conselhos escolares e do processo de eleição de diretores e vice-diretores, destacando as orientações para o fortalecimento da gestão democrática por meio do acompanhamento do trabalho  dos gestores eleitos.

Para o coordenador, o governador Confúcio Moura inovou em sua gestão ao implantar a gestão democrática nas unidades escolares, possibilitando a escolha via eleição democrática. “É um novo tempo que estamos vivendo na educação de Rondônia. O ensino mudou para melhor neste governo, ganhando qualidade e profissionalismo. Estamos empenhados também em resolver os problemas da comunidade de forma democrática, estabelecendo parcerias e compromissos com os seguimentos que formam a cadeia de ensino”, disse.

Na ocasião, a coordenadora da Gestão Democrática da Seduc, professora Elizabete Matia de Siqueira, também esclareceu temas como a formação para eleição e conselho; guia de eleição e conselho; experiências de conselhos; orientação e fortalecimento de conselho escolar; Lei da Gestão Democrática 3.0128, além de portaria de processo eleitoral de diretores.

Os participantes destacaram a importância da troca de experiências e reforçaram a necessidade de mais encontros e estudos e socialização de ações. Participaram das reuniões diretores e vice-diretores, além de profissionais de educação.

Texto: Eraldo Morais - Assessoria Regional Vilhena
Fotos: Eraldo Morais