Governo de Rondônia
20/04/2024

ESCOLAS

Governo define agenda para atender estudantes com Turismo Histórico e Civismo

07 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Equipe reunida para alinhar o Turismo Histórico

Uma agenda para a implementação do Dia Cívico com banda de música militar nas escolas estaduais de Porto Velho, elaboração de calendário de visitação ao memorial Rondon, revitalização do Memorial Jorge Teixeira, implantação de um projeto piloto de uma escola de instrução militar na rede de ensino estadual e o retorno das atividades do projeto Rondon, são ações definidas para iniciarem uma parceria entre o governo do Estado e a 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl).

As ações foram acordadas em uma reunião entre as equipes do secretário de Estado da Educação, Suamy Vivecananda, o Superintendência Estadual de Turismo, Gilvan Pereira Júnior, e Comandante da 17° Brigada Príncipe da Beira, o general José Eduardo Leal de Oliveira, que deliberaram por ações transversais para atender o público estudantil com o turismo histórico e o civismo.

A superintendência de turismo apresentou o projeto turismo educativo para o secretário de Educação, que tem como objetivo desenvolver e propor acolhimento aos alunos da rede pública por meio de visitas a pontos turísticos, históricos e culturais do município de Porto Velho.

A Secretaria de Educação tem disponibilidade para realizar visitas de integração entre os alunos da rede pública estadual do ensino médio e a cultura histórica do Estado, inclusive com o acompanhamento de professores historiadores da rede.

A 17° Brigada Príncipe da Beira já possui ações realizadas no meio estudantil, inclusive com militares trabalhando no Memorial Rondon, realização do Dia Cívico de forma eventual em algumas escolas da rede estadual e atividades em realizadas em edições do do Projeto Rondon e Teixeirão.

O general ressaltou que o exército tem como missão principal o dever constitucional, mas existe duas vertentes que pela capacidade de mobilização do exército consegue atuar de maneira mais ativa que é na saúde e na educação. O exército já apresentou ao governo uma agenda com ações positivas nas duas área e o encontro veio convergir os interesses para realização.

Os técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Superintendência do Turismo (Setur) vão se reunir na próxima sexta-feira (10) com a equipe do Exército para definir a agenda de execução das atividades, com previsão para começar o atendimento do público estudantil no mês em Junho.

Leia mais:


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aurimar Lima
Fotos: Aurimar Lima e Arquivo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo