Governo detalha programas em Fórum de secretários municipais de agricultura

13 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Também de acordo com avalição do secretário adjunto da Seagri, Adilson Júlio Pereira e do secretário de Agricultura do munícipio de Porto Velho, Leonel Bertolin, a participação dos representantes municipais apresentando as necessidades de cada região mostra a importância da aproximação e das parcerias, tanto com o governo Federal, estadual, municipal e instituições financeiras.

O proposito é unir os setores do agronegócio. Esse é o objetivo do Fórum, além de aproximar os gestores estadual e municipal. O Fórum serve por outro lado para detectar através das informações apresentadas pelos gestores municipais, de como anda o funcionamento e o relacionamento entre os órgãos na execução dos programas do Governo do Estado.

Chamando a atenção

A explanação da Coordenadora de Regularização Fundiária da Seagri, Ednéia Gusmão chamou a atenção dos participantes do evento, quando ela anunciou revelando que em 2014 por determinação do governador Confúcio Moura mais cinco mil áreas rurais serão tituladas das 18 mil  georreferenciadas. Conforme Ednéia Gusmão, o trabalho vai continuar em parceria com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e Terra Legal.

De outra parte, o técnico Aparecido Felipini Neves detalhou a importância do Fundo Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento da Agricultura Familiar (Fedaf), que tem objetivo oferecer suporte financeiro as ações fundiárias, complementares e de outras ações visando o desenvolvimento sustentável. Com aporte de R$ 5 milhões oriundos do Tesouro do Estado, bem como respeitando os limites e diretrizes da Lei Orçamentária e de Responsabilidade Fiscal.

Esclareceu que as atividades voltadas para Agricultura Familiar, conforme as normas do Pronaf, o Governo do Estado vai subsidiar os juros nos financiamentos de até R$ 50 mil. Os subsídios destinam-se somente às operações de crédito que se enquadrem nas linhas do Pronaf.

As agroindústrias fizeram parte, assim como outros temas voltados para os pequenos e médios produtores rurais do Estado de Rondônia. Antônio Henrique Fernandes, coordenador deste setor na Seagri, mostrou com fidelidade a importância das agroindústrias para o fortalecimento da economia na área rural, bem como a geração de emprego e rendas e fixação das famílias no campo.

Nesta quinta-feira (13) a coordenadora do evento, Ilse Santos Pereira, vai conduzir as oficinas e debates sobre agricultura, pecuária e piscicultura. Na sexta-feira, o governador Confúcio Moura, estará acompanhando o encerramento do Primeiro Fórum de Agropecuária e firmando convênios com prefeituras. Para Ilse Santos Pereira, os objetivos do evento foram cumpridos.

Texto e fotos: José Luiz Alves

Governo, Rondônia