ALIMENTOS

MDS destina R$ 8,9 milhões para compra de alimentos da agricultura familiar

15 de janeiro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Repasse no valor de R$ 8,9 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com a contrapartida do Estado, possibilitará a modernização das centrais de recebimento e distribuição de produtos da agricultura familiar adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos em Rondônia.

Para tanto, o  governador Confúcio Moura assinou terça-feira (13) no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon), em Porto Velho, contrato com o MDS. O dinheiro será administrado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) para acelerar a coleta e a distribuição.

Serão comprados caminhões, caixas plásticas, refrigeradores horizontais  e câmaras frias, informou a secretária adjunta Mary Braganhol.

Segundo a FAO, a agricultura familiar é a chave para erradicação da fome e por toda a área graças à produção de alimentos, criação de empregos e desenvolvimento rural sustentável. O Estado de Rondônia investe na produção por meio do cartão Mais Sementes e na comercialização.

“Esse recurso é inédito para o Estado”, comenta Mary Braganhol. Segundo ela, em 2011 o programa adquiriu da agricultura familiar mais R$1,4 milhões, em 2014 mais 8 milhões e neste ano estima-se pelo menos R$ 13 milhões.  “O agricultor familiar é diretamente beneficiado tendo mais renda e sustentabilidade na atividade”, disse o governador Confúcio Moura.

Programa de aquisição de alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com dispensa de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial; equipamentos públicos de alimentação e nutrição como restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos, escolas, Associações e para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em Rondônia foram investidos de 2011 a 2014 R$ 14,6 milhões na aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar. Totalizando mais de 2,4 mil famílias beneficiadas com as compras de produtos alimentícios.

Texto: Decom
Fotos: Decom