25/04/2024

Governo do Estado destina R$ 2 milhões para a saúde de Rolim de Moura

11 de maio de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Governador

Governador participou da entrega dos equipamentos

O município de Rolim de Moura recebeu mais de R$ 2 milhões do governo do estado, com a entrega de equipamentos para a área da saúde, além da assinatura do convênio para recuperação de vias públicas nas áreas urbana e rural. A solenidade de assinatura dos convênios aconteceu nessa nessa sexta feira (8), no auditório do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), e contou com a presença de autoridades (município, estado e federal) e representantes da sociedade cívil.

De acordo com Williames Pimentel, secretário de Estado da Saúde, ampliar e melhorar o atendimento no sistema de saúde é prioridade. “O governo do estado tem promovido e trazido para os municípios diversos benefícios na área da saúde. Aqui em Rolim de Moura, são mais de R$ 2 milhões com a entrega do Mamógrafo Digital para a Clínica da Mulher, cadeiras de rodas entre outros benefícios. Além disso, ampliamos o quadro de profissionais disponibilizando a assessoria técnica com ênfase na atenção básica e rede de urgência e emergência; o aumento nos procedimentos cirúrgicos com a cessão de médico anestesista com plantão de 12 horas, principalmente as cirurgias ortopédicas, diminuindo o tempo de espera”, destacou Pimentel.

Ele anunciou a implantação de 10 novos leitos de UTI Pediátrica no Hospital Regional de Cacoal, que também atende a Zona da Mata, e ressaltou a realização de 160 cirurgias nesta unidade hospitalar, em 15 dias, pelo sistema de mutirão. “Esse é um governo que gosta da gente e cuida das pessoas”, declarou o secretário de estado.

O governador do estado, Confúcio Moura, no discurso, lembrou que Rondônia é o terceiro estado que mais emprega no Brasil, estando atrás de São Paulo e Santa Catarina. Ele destacou que o pagamento das contas estão em dia e ressaltou: “todos temos que construir e amar mais Rondônia”.

Confúcio Moura anunciou que dentro de 40 dias será inaugurada a usina de asfalto em Rolim de Moura e reafirmou a pavimentação asfáltica de mais 11 quilômetros neste município, a inauguração da nova sede do Corpo de Bombeiros e da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) e o novo Hemocentro.

Quando se referiu ao mamógrafo, o governador falou sobre a importância do equipamento no diagnóstico do câncer de mama e o benefício às mulheres da região. Ele informou a secretaria municipal de Saúde, Merdilei Aparecida, que o estado custeará no Hospital de Câncer de Barretos o treinamento de três profissionais para operar o equipamento na Clínica da Mulher, em Rolim de Moura.

Ao finalizar o discurso, Confúcio fez uma homenagem aos 150 anos de marechal Rondon, contextualizando-o na história de Rondônia e do Brasil, e convidou os presentes para participarem da 4ª Rondônia Rural Show, que acontece entre os dias 27 e 30 de maio, no município de Ji-Paraná.

O prefeito César Cassol disse que esta é uma visita positiva e cheia de benefícios para Rolim de Moura.”É muito importante fazer essa parceria e receber do estado todo apoio possível para melhorar a vida da população, este é um governo itinerante que sempre traz muita coisa boa para nossa gente”, disse.

Entre os presentes ao evento estiveram Daniel Pereira (vice-governador), Valdir Raup (senador), os deputados estaduais – Maurão de Carvalho (presidente da Assembleia Legislativa), Só na Bença, Jean de Oliveira -, Thomaz Correia (suplente de senador), Raimundo Nonato (presidente do Conselho Estadual de Saúde), Afonso Emerick (presidente do Conselho Municipal de Saúde), Marcos Aurelio Vasquez (diretor do Hospital Regional de Cacoal),  vereador João Junior (presidente da Câmara de Rolim de Moura), Jurandir Oliveira (prefeito de Santa Luzia), Obadias Odorico (prefeito de Alto Alegre dos Parecis) e Gerson Neves (prefeito de Nova Brasilândia  do Oeste).

Texto: Aristides Araújo
Fotos: Bruno Corsino