UNIÃO

Governo do Estado estreita parcerias com representantes eleitos na região da Zona da Mata

28 de novembro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião aconteceu na Sepog em Rolim de Moura

Com o objetivo de construir um planejamento convergente com as administrações municipais e saber a peculiaridade de cada localidade, o Governo de Rondônia se reuniu na tarde de sexta-feira (27) com prefeitos, vice-prefeitos e alguns vereadores da região da Zona da Mata, eleitos no dia 15 de novembro, na sede regional do Governo do Estado em Rolim de Moura, com a presença do secretário Regional, Adeilso da Silva e do diretor-geral do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).

Durante a reunião, o governador Marcos Rocha acompanhado de sua equipe, debateu com os futuros prefeitos, vices e vereadores sobre os principais problemas dos municípios e as ações que o Governo de Rondônia realiza para o desenvolvimento econômico do Estado.

O diálogo com os novos representantes municipais faz parte da política do Governo do Estado, que tem como finalidade a união dos poderes para que haja melhores resultados para a população. “A população sofre há anos e está cansada de só ouvir promessas. Eu não prometo, eu faço. Por isso, estou aqui hoje para ouvir a demanda de cada um e ver onde podemos ajudar. Temos que esquecer a sigla partidária e pensarmos que fomos eleitos pelo povo. Então o nosso partido é a nossa cidade e o nosso Estado de Rondônia”, argumentou Marcos Rocha.

O governador fez questão de pedir o apoio dos futuros gestores para abraçar a campanha contra a queimada e o desmatamento. “Peço a todos que abracem essa causa, que conversem com os produtores para não queimarem e nem desmatarem. Se os desmatamentos e queimadas continuarem teremos sérios prejuízos, pois vários países podem deixar de comprar nossos produtos e isso seria péssimo para a nossa economia e para o próprio produtor. Preciso do apoio das prefeituras”, disse.

O diretor-geral do DER, Elias Rezende destacou algumas ações já realizadas e que estão para serem executadas. “Vamos recuperar toda a RO-010 de Nova Estrela até o município de São Miguel. Em Santa Luzia do Oeste já recuperamos 100% da RO-383 que interliga Rolim de Moura até Alta Floresta do Oeste. A RO-491 que interliga Santa Luzia a São Felipe será asfaltada, o projeto está em fase de licitação. Em Alto Alegre dos Parecis será feito o recapeamento no perímetro urbano das rodovias 490 e 370 e a pavimentação de aproximadamente 100 metros para acabar com a poeira nas residências. Na capa zero em Castanheiras o DER finalizará o asfaltamento da cabeceira da ponte”, pontuou.

Além das solicitações de infraestrutura, os gestores pediram apoio em melhorias nas áreas da Saúde e Agricultura.

Participaram da reunião o prefeito de Rolim de Moura, Aldair Júlio; vice-prefeito de Santa Luzia do Oeste, Uesnei Cleiton da Silva e o vereador José Antônio Justiniano dos Santos “Pirulito”; vice-prefeito de Alto Alegre dos Parecis, Edilson dos Santos e o vereador Mário Neiva Ferreira Filho; prefeito de Alta Floresta do Oeste, Giovan Damo; vice-prefeito de Novo Horizonte do Oeste, Ronaldo Delazzeri; vice-prefeito de Castanheiras, Onias Paizante e de Nova Brasilândia d’Oeste, prefeito Hélio Mendes e o vice Alteme Franco De Carvalho.

ENTREVISTA

Mais cedo, no horário do almoço, o governador do Estado concedeu entrevista em uma emissora local de televisão, onde pontuou algumas ações realizadas em todo o Estado de Rondônia e as melhorias na região da Zona da Mata.

Marcos Rocha falou sobre a entrega dos veículos para a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) visando o fortalecimento da agricultura familiar e a importância da entrega dos mais de 180 “Títulos Já”, que garantem o documento oficial do imóvel aos moradores rolimourenses.

Destacou também que o aeroporto do município será asfaltado e que a maior obra de asfaltamento urbano com quase 30 quilômetros, será concluída no próximo ano em Rolim de Moura.

Texto: Ricardo Barros
Fotos: Nilson Santos e Ricardo Barros