Orgulho do Madeira

Governo do Estado faz balanço do sorteio púbico das moradias do Orgulho do Madeira

23 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Sorteio das casas_Orgulho do Madeira_21-06-14_Foto_Daiane  Mendonça (4)No último sábado (21) o Governo do Estado de Rondônia, com a coordenação da Secretaria de Assistência Social (Seas) realizou o sorteio público para os candidatos inscritos e aptos para concorrer as moradias do residencial Orgulho do Madeira.

O evento de sorteio do grupo geral contou com a participação de mais de 14 mil pessoas. Quem não pôde acompanhar o sorteio dentro da Talismã 21, acompanhou no pátio externo onde foi montada toda uma estrutura com tendas telões e cadeiras, garantindo a participação de todos que compareceram ao local. ” A preocupação do Governo do Estado, foi em realizar um sorteio ágil e proporcionar o máximo de conforto possível para a população”, afirmou o secretário da Seas, Márcio Felix.

Para realizar um evento tão grandioso, o Governo do Estado contou com o trabalho intenso de cerca de 300 servidores do estado e o apoio de uma equipe de servidores do município. ” Só com a soma de esforços entre as secretariais estaduais  a parceria da prefeitura municipal é que conseguimos realizar com êxito um evento tão grande e tão esperando pela população de Porto Velho”, frisou Márcio.

atendimento (3)Pronto Atendimento

Preocupados com o bem estar da população presente, os organizadores do evento pensaram em criar uma estrutura para atender pessoas que por ventura se sentissem mal e a partir dali seriam encaminhadas para um pronto atendimento de acordo com a necessidade, relata o Médico Alexandre Muller, responsável pela equipe composta por dois médicos e duas enfermeiras.

Dentro da estrutura pensada foram disponibilizadas três ambulâncias do Corpo de Bombeiros e mais uma do Samu à disposição, além de mais duas de prontidão para qualquer eventual necessidade que aguardavam chamado na base. Foram cerca de 10 atendimentos realizados e seis encaminhamentos. “A maioria casos de hipoglicemia (glicose baixa), onde a pressão sanguínea aumenta, principalmente em hipertensos e diabéticos que por virem muito cedo não se alimentam ou que não usaram a medicação no horário” explica o médico responsável.

Além da equipe de saúde, mais 30 Bombeiros Militares constituíam o reforço para a estratégia de atendimento, pensada justamente para atender casos de baixa complexidade, explica o Tenente BM Wândio. “Pelo calor, alimentação indevida, alguns por falta do medicamento e principalmente pela emoção tivemos casos de pessoas que tiveram um súbito mal estar, principalmente pessoas idosas que encaminhamos para as UPAs, pois são casos de baixa complexidade em que as pessoas melhoram com um copo de água e descanso, sem a necessidade de intervenção com medicamentos”, afirma o Tenente BM.

Segurança

Para garantir a segurança da população e a ordem no local do evento, a Polícia Militar disponibilizou um efetivo de 135 policiais, da Policia e da Casa Militar, que cuidaram da segurança na parte interna e externa da Talismã 21 e cuidaram ainda da organização do trânsito, na via de acesso ao local do sorteio.

De acordo com o coronel da Polícia Militar do Estado de Rondônia, oficial José Hélio Cysneiros Pachá, durante todo evento foram registradas duas ocorrência, uma de posse de entorpecentes e a outra tratava-se uma briga. “Pelo tamanho do evento e o número de pessoas envolvidas, podemos dizer que foi um evento tranquilo e organizado, já que tivemos apenas duas ocorrências”, afirmou.

Texto: Luana Lopes e Romeu Noé
Fotos: Daiane Mendonça e Ésio Mendes