Governo de Rondônia
29/03/2024

Governo do Estado investe em turismo sustentável na Reserva Extrativista Pacáas Novos

07 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

A322DC14-00D0-4518-81D2-14C0C863890F_5-Reuniao-Sedam-e-Setur_640x427O superintendente da Setur, Júlio Olivar, recebeu em seu gabinete o secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Francisco Sales; o presidente da Associação dos Seringueiros da Reserva Extrativista do Rio Pacaás Novos, Wanderley dos Santos, e o turismólogo da Sedam, Wellington Cunha, autor do plano de uso público da reserva.

O plano complementa o Plano de Manejo da unidade de Conservação e representa o esforço do Governo da Cooperação por meio da Sedam junto com a Associação dos Seringueiros da Reserva Extrativista do Rio Pacáas Novos e Reserva Extrativista Federal Barreiro das Antas – Primavera.

A proposta é viabilizar a proteção e conservação de ecossistemas naturais significativos, assim como seu manejo mais adequado. O plano de uso público foi desenvolvido com a finalidade de atender às diretrizes e recomendações do plano de manejo. Com isso, tornar-se possível a visitação na reserva.

Ficou definido durante o encontro na Superintendência Estadual de Turismo que ainda neste mês, uma equipe formada por servidores da Setur e da Sedam visitará a reserva com o objetivo de conhecer “in loco” as potencialidades turísticas e definir os locais para visitação.

“Vamos analisar qual tipo de atividade turística pode ser desenvolvida como o turismo de aventura, pesca esportiva, turismo de base comunitária e contemplação”, adianta Júlio Olivar, informando que depois dessa visitação serão tomadas outras medidas para viabilizar o turismo no local, sempre valorizando o bem-estar da comunidade que é formada por 69 famílias, totalizando 284 moradores.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo