Governo de Rondônia
26/04/2024

INVESTIMENTO

Governo do Estado investe na ampliação de escolas do Ensino Fundamental na Zona Sul de Porto Velho

03 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Secretária adjunta Maria da Conceição Alves supervisionando obras de ampliação nas escolas

Mesmo estando na metade do ano letivo de 2019, o Governo do Estado já se prepara para aumentar o número de vagas na Rede Pública Estadual de Ensino em Porto Velho. Entre as inúmeras ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) estão as obras de ampliação em algumas escolas, com a construção de novas salas de aula para assistir alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental.

Na Zona Sul da Capital três unidades educacionais foram contempladas com a edificação de novas classes: Jorge Vicente Salazar dos Santos, no bairro Cohab Floresta II, Hélio Neves Botelho, no bairro Caladinho e Heitor Villa Lobos, no bairro Castanheiras.

A secretária adjunta da Seduc, Maria Conceição Alves, juntamente com a equipe tem supervisionado a obra nas escolas. Em cada colégio serão construídas três salas. Com a ampliação, cada espaço vai atender seis turmas, num total de 18 turmas para acolher mais de 600 estudantes.

“Na Escola Vicente Salazar a obra já foi concluída, faltando apenas a climatização e a mobília. O processo de licitação está em andamento e até outubro deste ano estará finalizado. A escola Hélio Neves Botelho está em fase de conclusão dos espaços. Já na Heitor Villa Lobos a obra deve ser iniciada ainda neste semestre, mas para o ano de 2020 estarão prontas para atender a demanda da zona sul de Porto Velho” considerou Maria Conceição.

O recurso para a ampliação das nove salas vem do Programa de Apoio Financeiro (Proafi), do Governo Federal destinado às unidades escolares urbanas e rurais da Rede Pública Estadual de Ensino. São mais de R$ 400 mil investidos na obra.

O titular da pasta da Educação, Suamy Vivecananda Lacerda Abreu comentou sobre o último Censo Escolar de 2017. Os números indicam que das 27 unidades da federação, 23 tiveram aumento no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), entre elas, Rondônia que conseguiu alcançar a meta proposta de desempenho nos anos finais do ensino fundamental da Rede Pública Estadual, de responsabilidade do Governo do Estado, inclusive os três colégios contemplados com a ampliação de novas salas de aula.

                                                   

Secretário Suamy Lacerda: “Governo está preocupado em oferecer também conforto e segurança aos estudantes”

 CONFORTO E SEGURANÇA

 

“Não basta construir e ampliar escolas para abrir novas vagas. O governador Marcos Rocha tem a preocupação de oferecer à classe educanda um ambiente com estrutura melhor, com conforto e segurança, visando um melhor aprendizado de qualidade. Isso inclui também o bem estar dos servidores que atuam nas unidades educacionais e pais de alunos”, ressaltou Suamy.

O secretário de Educação disse ainda que os investimentos na área educacional não se restringem apenas a Zona Sul da cidade. O Governo do Estado pretende ampliar vagas em outras regiões do município com construção de novas salas, reparos, ampliação de muros e instalação de concertinas, entre outras benfeitorias. Os trabalhos vão abranger, ainda, escolas estaduais nos demais municípios.

 

Leia mais:

 Escolas estaduais em Ji-Paraná são inspecionadas por técnicos da Seduc

Escola Mariana, na zona leste de Porto Velho, ganha nova dinâmica após projeto de ensino aprendizagem


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rejane Júlia
Fotos: Fábio Elias/Seduc
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo