BENEFÍCIO

Governo do estado lança programa de aquisição de alimentos em Porto Velho

29 de abril de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O produtor Welson R. de Souza o famoso Tuta do assentamento Agrovila feliz por fazer parte do PAA

“A gente tem que amar o que faz, por isso que obtenho bons resultados na minha produção de banana, maracujá, açaí, abacaxi, acerola, graviola e tangerina que forneço ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), sem contar com a implantação de unidade experimental de piscicultura junto ao governo do estado que também servirá para a irrigação”, disse o produtor Francisco Ferreira, no lançamento do PAA para este ano.

Francisco Ferreira é produtor do Projeto Santa Rita e além de ser um dos fornecedores do PAA ele também recebe auxilio do Governo de Rondônia na implantação de um projeto de piscicultura com fertirrigação e fala sobre as novas tecnologias que pretende implantar: “no projeto de piscicultura vou tratar a água com o sistema de hidroponia e utilizar na irrigação também”.

Todo esse trabalho e investimento são para comercializar um produto de qualidade, o qual será fornecido ao Programa de Aquisição Alimentar deste ano. Ao todo, em Porto Velho, cerca de 242 produtores rurais da agricultura familiar fornecem alimentos ao PAA, que irá destinar os produtos a 82 entidades filantrópica, para os casos sociais de risco alimentar e inclusão social.

O programa está disponibilizando aos produtores cadastrados em Porto Velho recurso total de R$ 1.016.400,00 (um milhão, dezesseis mil e quatrocentos reais), para aquisição de alimentos.

Segundo o produtor Welson Rodrigues  de Souza, o famoso Tuta do  assentamento  Agrovila, do Jana Dark, fazer parte do PAA é uma garantia de renda e comercialização.  “Eu faço entrega da nossa produção ao PAA desde 2013 e compensa muito por que sabemos que o pagamento é certo”, disse Rodrigues, que fornece banana, limão, mandioca e a castanha ao programa.

O secretário da Emater, Luiz Gomes, falou sobre o funcionamento do projeto durante o lançamento anual. “Este é um programa do governo federal  para beneficiar os agricultores familiares, com a aquisição dos alimentos produzidos em suas propriedades, além de beneficiar diretamente as entidades filantrópicas com o fornecimento dos produtos”. explicou.

A secretária-adjunta de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Mary Braganhol, falou sobre as conquistas e os trabalhos já realizados. “Eu acompanho  este programa há mais de 10 anos e este momento é de agradecimento, pois mesmo em um ano de crise conseguimos  um volume de recursos  acima de 13 milhões para o estado de Rondônia, graças a um trabalho de equipe da Seagri, Emater, MDA e MDS”, esclareceu.

Seagri lança inicio da aquisição de produtos   para o Programa de Aquisição de Alimentos

Seagri lança inicio da aquisição de produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com dispensa de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial; equipamentos públicos de alimentação e nutrição como restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos, escolas, Associações e para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Em Rondônia foram investidos de 2011 a 2014 R$ 14.687.747,40 milhões de reais na aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar. Totalizando mais de 2400 famílias beneficiadas com as compras de produtos alimentícios. “Em 2015, são mais de 13 milhões destinados a aquisição de produtos oriundos da agricultura familiar, com esse volume recurso atenderemos mais de três mil produtores da agricultura familiar e beneficiaremos 751 entidades,” destaca Evandro Padovani secretário da Seagri.

ESTRUTURAÇÃO

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).  Assinou com o Governo do Estado de Rondônia repasse no valor de R$ 8.964.024,55 com contrapartida do Estado através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri).

O Objetivo do contrato de repasse é a modernização das centrais de recebimentos e distribuição de produtos da agricultura familiar adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com a grande expansão do PAA no Estado, as centrais de distribuição ficaram desatualizadas.

“Com esse convênio iremos acelerar a coleta e a distribuição. Serão comprados caminhões, caixas plásticas, refrigeradores horizontais  e câmaras frias,” enfatizou Mary Braganhol.

Texto: Julia Scherer e Dhiony Costa e Silva
Fotos: Dhiony Costa e Silva

Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Convênios, Economia, Piscicultura, Rondônia