Governo do Estado outorga título de Estância Turística a Ouro Preto do Oeste

14 de dezembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_0692_1024x683

O certificado consolida a Lei Complementar nº 664 de 07/05/2012, de autoria do deputado estadual Jaques Testoni (PSD), que regulamenta o artigo 6º da Constituição Estadual de Rondônia, definindo critérios para criação de Estâncias no Estado.

A partir da oficialização da outorga que confere o título de reconhecimento como Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, a prefeitura irá modificar a nomenclatura na Lei Orgânica do município.

A partir da aprovação da lei, um documento público expedido pela municipalidade, por exemplo, será acrescentado para Estância Turística de Ouro Preto do Oeste, e não mais município. Da mesma forma será o caso da Câmara Municipal, dos órgãos públicos e das escolas.

A população vai continuar utilizando a definição “município”, mas na hora de escrever deverá ser Estância Turística, após a modificação na Lei Orgânica.

O brasão e a bandeira não sofrerão nenhuma modificação, porém a cidade ganha novo slogan, a logomarca turística da Estância para a consolidação do projeto turístico em desenvolvimento. A logo e slogan turístico foram idealizados pela equipe do gabinete do deputado Jaques Testoni.

A Setur através do seu superintendente, Júlio Olivar entregou os títulos “Amigos do Turismo” e “Rondônia Mais”, ao prefeito Alex Testoni na solenidade que contou com a presença do deputado Jaques Testoni, um dos homenageados pelo incentivo ao turismo.

Depois do evento foram apresentadas imagens dos pontos turísticos de Ouro Preto em 6D e um dos novos atrativos turísticos do município que é  o esporte radical com destaque para a modalidade  Drift Trike.  Realizado no Morro Chico Mendes há cerca de um mês, a novidade já conta com 34 adeptos.

Mais cidades serão homenageadas

Júlio Olivar anunciou que outras cidades estão na pauta para receberem o título. Entre elas, Porto Velho, Vilhena (estância climática), Candeias do Jamari, Pimenta Bueno (hidromineral), Costa Marques, Guajará-Mirim, Presidente Médici, Ji-Paraná, Pimenteiras do Oeste, Alta Floresta do Oeste (pelo distrito de Porto Rolim) e São Francisco do Guaporé.