FOMENTO

Governo e Caixa Econômica assinam convênio e liberam recursos

26 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Interessado em empréstimos tem até 60 dias para fazê-lo nos bancos oficiais; As licenças expedidas pelo governo do estado serão liberadas em 48h

1 - ASSINATURA 1

O governador Confúcio Moura e o superintendente da Caixa Econômica Federal Márcio Mourão assinaram “Termo de Cooperação” do Programa Emergencial de Recuperação [PER], do governo federal, que objetiva oxigenar a economia das localidades que sofreram desastre natural.

HUGO LOPES

O documento foi assinado em evento denominado “Agenda Positiva” promovido pela Federação do Comércio [Fecomércio] e Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná [Acijip] na noite desta sexta-feira, 23, em Ji-Paraná, ocasião em que o governador apresentou um detalhamento das ações realizadas pelo governo do estado e o impacto delas para os próximos 20 anos. “Obrigado governador por reescrever a história de Rondônia com legras maiúsculas”, declarou o advogado Alexandre Alves Ramos, um dos membros da Acijip, ao autografar um livro para o governador.

1 - ALEXANDRE

O empréstimo pode ser feito por pessoas físicas, jurídicas, produtores rurais de qualquer cidade rondoniense. Este dinheiro pode ser aplicado como capital de giro e aquisição de equipamentos, entre outras opções que devem ser conhecidas diretamente nas instituições financeiras Caixa Econômica, Banco do Brasil e Banco da Amazônia, os bancos oficiais autorizados a conceder os empréstimos. O prazo para pagamento é de dez anos, podendo ter carência de até dois anos.

1 - PALESTRA

“Este é um dinheiro que vai movimentar muito a economia de Rondônia. Portanto, este é o momento de reconstrução de todos os municípios rondonienses e deve ser feito já, imediatamente”, disse o governador no evento, fazendo uma convocação aos empresários de Ji-Paraná para agarrar esta oportunidade e disseminar essa informação aos quatro cantos do estado. Os empréstimos por meio do PER destinado a Rondônia devem ser feitos dentro destes dois meses.

Por parte do governo no estado, além de buscar esse benefício do PER, o governador Confúcio Moura assegurou que as licenças ambientais, de saúde, do Corpo de Bombeiros serão liberadas dentro de 48 horas. “O objetivo do governo é agilizar esse processo de reconstrução do estado atingido pelas enchentes. Os prejuízos deste desastre refletem na economia de toda Rondônia”, disse o governador, motivando a classe empresarial a aderir ao PER.

O PER tem a finalidade de apoiar a atividade econômica em regiões afetadas por desastres naturais. Porém, só é liberado após análise minuciosa e aprovação de plano estratégico, como o que o governador Confúcio Moura apresentou ao Banco de Desenvolvimento Econômico Social [BNDES], no Rio de Janeiro, ao decretar calamidade pública em Rondônia decorrente das enchentes deste ano.

Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional Ji-Paraná
Fotos: Paulo Sérgio