Governo de Rondônia
25/04/2024

Governo e Conselho Estadual de Cultura definem parâmetros para 2015

01 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Realizada entre os dias 27 e 28, a 4ª Reunião do Conselho Estadual de  Política Pública  Cultural (CEPC) debateu com seus 30 conselheiros uma forma de balanço das ações do ano, entre os temas estão os seguintes tópicos: Definição do calendário de reuniões ordinárias para 2015; indicação ao governador  Confúcio Moura, da lista tríplice, para a nova chefia do órgão cultural, conforme regimento interno da CEPC;  Deliberação sobre as alterações do artigo 17, da Lei 2746, de 18 de maio de 2012; e Regulação das leis do Sistema Estadual de Cultura (2.745,2.746 e 2.747).

Reunião da Cultura no teatro (4)

Um dos trabalhos do conselho criado em março de 2014, foi a elaboração do regimento interno do TeatroEstadual Palácio das Artes.”Hoje as obrigações relacionadas a cultura deixaram de ser somente responsabilidade do Estado, passando também para os membros. O que em tese rendeu  autonomia aos nossos trabalhos”, disse a superintendente Estadual de Cultura, dos Esportes e Lazer (Secel) e presidente do Conselho, Eluane Martins.

Na ultima reunião do ano também foi votado entre os representantes, composto pelas setoriais, uma lista com o nome de três membros  do Conselho que  a cargo do governador ocupará no próximo ano a chefia da Superintendência de Cultura.

Para o representante cultural, e também conselheiro Ocampo Fernandes, a criação do CEPC refletiu em  mudança. Além do Fundo Estadual de Cultura que de acordo com ele é outro avanço. “Então o que percebemos é que essa organização está crescendo e se desenvolvendo para uma melhor gestão cultural do Estado. Hoje o Conselho tem autonomia para buscar seus próprios recursos, não apenas esperar do governo, como por exemplo aproveitar das leis de incentivos culturais”, declara.

Os avanços após a criação do Conselho são significativos,dentro e fora do Estado, colocando a instituição como uma das mais organizadas do Brasil. ” Isso são avanços significados que antes não tínhamos”, declara.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emerson Barbosa
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura, Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo