Governo de Rondônia
29/03/2024

AGROPECUÁRIA FAMILIAR

Governo e Grito da Terra discutem pautas para melhoria da qualidade de vida no campo

29 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia, nesta segunda-feira (28), às 9h, esteve reunido com representantes de diversos órgãos governamentais e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Rondônia (Fetagro), a fim de viabilizar as demandas apresentadas pelo organismo classista.

Evandro Padovani secretário da Seagri, recebe Fábio Menezes da Fetagro e técnicos de órgãos governamentais para atender Grito da Terra

O Grito da Terra apresentou uma pauta enxuta, envolvendo ações administrativas como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), gerido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri); Sanidade animal e vegetal, de responsabilidade da Agência de Defesa Agrosilvopastoril (Idaron).

Educação no campo, por meio da Mediação Tecnológica que leva, via satélite, a grade curricular do ensino médio a comunidades afastadas e indígenas, gerido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A melhoria das estradas estaduais e vicinais e substituição de pontes de madeira por concreto, de competência do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) também está na pauta.

De acordo com o presidente da Fetagro, Fábio Menezes, o Grito da Terra é uma ação de massa dos trabalhadores rurais, instituído para servir de espaço permanente de discussão e negociação de políticas públicas para a agricultura familiar e os povos do campo com os poderes públicos estadual e federal.

O objetivo do movimento é propor políticas para a agricultura familiar nas áreas agrícolas (assistência técnica, crédito, comercialização); agrárias (regularização fundiária, desapropriação de terras, criação e manutenção de assentamentos sustentáveis e combate aos conflitos no campo); sociais (saúde, previdência, educação, assistência social, segurança e habitação) e salariais (cumprimento e ampliação das leis trabalhistas).

Evandro Padovani, secretário da Seagri afirmou que “o governador Confúcio Moura quer ver atendidas, dentro da legalidade, como sempre, todas as reivindicações legítimas apresentadas pela Fetagro e sindicatos rurais. Estamos ouvindo e já temos em andamento ações que certamente atenderão aos anseios dos nossos agricultores, em especial aos da agricultura familiar, responsáveis por mais de oitenta por cento de tudo que Rondônia produz”.

Participaram da reunião, além de representantes da Seagri, Seduc, Idaron, DER e Fetagro, técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Assembléia Legislativa de Rondônia (ALE) e o deputado estadual Lazinho da Fetagro.

Vídeo


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Assistência Social, Capacitação, Distritos, Ecologia, Economia, Educação, Empresas, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Obras, Piscicultura, Rondônia, Saneamento, Saúde, Servidores, Tecnologia, Terceiro Setor


Compartilhe


Pular para o conteúdo