Governo de Rondônia
26/04/2024

Centenário

Governo e parceiros tratam das comemorações do centenário

10 de junho de 2012 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_7272No ano em que a Estrada de Ferro Madeira Mamoré comemora seus 100 anos de história, órgãos públicos e privados tem firmado parcerias para promoção de comemorações alusivas a data.

Na manhã desta sexta-feira (22) o secretário dos Esportes, da Cultura e do Lazer, Francisco Leilson “Chicão” e uma equipe técnica da Secel foram recebidos pelo chefe da Casa Civil, Juscelino Amaral para uma reunião com o procurador geral do Iphan, Ricardo Leite; representante do IBAMA, Iuri Mendonça; e os representantes da Santo Antônio Energia, Alexandre Queiroz, coordenador socioeconômico; José Carlos Sá, coordenador de Relações Institucionais e Ana Paula Azzi, analista socioambiental.

Na ocasião foram discutidas parcerias para as comemorações em homenagem ao centenário, inclusive para a programação referente ao dia 01 de agosto, data em que foi realizada a primeira viagem de Guajará-Mirim a Abunã em 1912.

O projeto contará com várias atividades paralelas que serão realizadas no Complexo da EFMM e em seu entorno com 24h de programação que inclui exposições fotográficas, artes plásticas, artesanato, shows com artistas regionais entre outras surpresas, envolvendo toda população.

O titular da Secel aproveitou a oportunidade para ressaltar a importância destas ações, ”Neste momento nosso trabalho é garantir a preservação e a valorização dos nossos patrimônios para que a população possa conhecer com mais profundidade e se orgulhar ainda mais da história de Rondônia. Temos muito a fazer e juntos podemos fazer ainda mais”, afirmou Chicão.

Durante a reunião a equipe da Santo Antônio, falou sobre os projetos de revitalização dos patrimônios do Estado e a construção de um complexo turístico na Vila de Santo Antônio, que estão sendo colocados em prática desde o início da construção das Usinas.

Juscelino Amaral lembrou que Rondônia é o estado da cooperação, “É assim, por meio de parcerias que queremos realizar grandes ações como a comemoração do centenário da EFMM, que tem tanto significado para história dos rondonienses”.

Ao final do encontro, outros nomes foram citados como parceiros em potencial que devem ser provocados em breve para uma nova reunião.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cultura


Compartilhe


Pular para o conteúdo