NECESSIDADE

Governo encaminha pedido de criação do Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança Pública no Estado

16 de abril de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Daniel Pereira descreve a importância de um Centro Integrado de Comando e Controle de Segurança Pública no Estado

No intuito de melhorar a infraestrutura do sistema de segurança pública de Rondônia, com a criação de um Centro Integrado de Comando e Controle do Estado, o governador Daniel Pereira solicitou ao secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), General Carlos Alberto dos Santos Cruz, investimento, em reunião na sexta-feira (13), no Ministério da Justiça.

Durante o encontro, Daniel Pereira traçou um paralelo entre a necessidade de combater a criminalidade tanto do Estado, quanto do centro-sul do Brasil, por meio da defesa das fronteiras. Para ele, o fato de Rondônia ter extensa fronteira exige que seja dado uma maior atenção local perante o governo federal. “Os Estados do Centro-Sul do Brasil, não têm fronteiras com outros países, então a porta de entrada da criminalidade muitas vezes passa por Rondônia”, explicou.

O governador comentou que a Senasp está financiando dois Centros Integrados de Comando e Controle no país. Estes centros tem o objetivo de receber a estrutura de segurança pública em diversas interfaces, como vídeo monitoramento, equipe de segurança entre outros. Ele ressaltou que já há um local escolhido para que Rondônia possa receber um destes centros e que somente será necessário fazer algumas adaptações para começar a funcionar.

No projeto rondoniense é proposta a criação de um sistema maior em Porto Velho e em seguida sistemas menores regionais, para que em um futuro próximo possa ter controle de vídeo monitoramento e um sistema inteligente em 100% das cidades de Rondônia. “A ideia é que estejamos interligado às 27 capitais e integrados a um sistema nacional e seremos o primeiro Estado a interligar, município, estado e o sistema nacional cuja central fica em Brasília”, disse.

Também participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Maurão de Carvalho, o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp e o superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Carlos Terceiro.

Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes