25/04/2024

SAÚDE

Governo encerra mapeamento de infestação e ajuda municípios no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika

06 de fevereiro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

O apoio técnico e logístico, que inclui o fornecimento de inseticidas e equipamentos, integra ações que o governo estadual disponibiliza aos municípios no combate ao mosquito Aedes aegypit, proliferador das doenças dengue, chikungunya e zika vírus. De outubro a março é a temporada considerada crítica para proliferação dessas doenças em Rondônia devido ao período chuvoso.

Apoio aos municípios inclui capacitações, e distribuição de inseticida e equipamentos

Na sexta-feira (3) encerrou o mapeamento do Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti (Liraa) em todos os municípios rondonienses. O relatório anual aponta o perfil de cada cidade quanto ao combate do mosquito.

Todo o apoio às secretarias municipais de saúde é dado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) no decorrer do ano em parceria com a Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa). “O apoio vai desde o fornecimento de material publicitário e de equipamentos de proteção individual, veículos, inseticidas a treinamentos aos técnicos das prefeituras”, detalhou o coordenador do Núcleo de Endemias da Regional da Sesau em Ji-Paraná, Milton Rodrigues.

O combate ao mosquito transmissor se dá com eliminação das larvas. O inseto reproduz a partir de água parada.

Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio