Climatização

Governo entrega centrais de ar para climatização das escolas da regional Ariquemes

26 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

IMG_3683Para contemplar escolas da rede estadual de ensino com a climatização das salas de aula, o Governo de Rondônia, entregou na tarde desta quarta-feira (25) , em Ariquemes, 231 centrais de ar de 24 mil BTU’s para diversas escolas do Vale do Jamari. O projeto, que visa climatizar as 419 escolas da rede pública estadual, teve um investimento R$1.889.440,00, para a aquisição de 784 centrais de ar, através de um convênio celebrado entre a Secretaria de Estado de Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Coordenadora regional de Educação, Osmarina dos Reis, falou de sua experiência de 25 anos como servidora da educação no Estado de Rondônia, tendo pela primeira vez presenciado um volume tão grande de recursos destinados para a área da educação em curto período de tempo. Sobre a climatização das escolas, com o projeto de eficiência energética, Osmarina disse estar vendo “um sonho sendo realizado”. Para a coordenadora regional de Ariquemes, “o clima adequado nas salas de aula ajuda na concentração, no processo de aprendizado”.

Osmarina dos Reis explicou sofre a reforma elétrica que algumas escolas estão passando para preparar a estrutura a receber a instalação das centrais de ar. E que até o próximo mês a meta é estar já com 100% das escolas já equipadas com a climatização.

Palco da solenidade que marcou a entrega das centrais de ar para a regional de educação de Ariquemes, a Escola Estadual Anísio Teixeira, localizada no setor 02, passa pelo processo de reforma da rede elétrica. A diretora, Selma Cristina, agradeceu a paciência dos alunos com alguns transtornos causados com o processo, e agradeceu o governo do estado o empenho que vem destinando à educação, principalmente aos professores. A diretora falou que com “essa climatização significa uma radical mudança para melhor do IDEB das escolas, sendo um investimento de grande importância para o processo de aprendizado”.

IMG_3678Emerson Castro, Secretário de estado da Educação, mencionou investimentos que vem transformando a educação pública estadual em Rondônia. Projetos inéditos aplicados pelo atual governo, como a gestão democrática, intercâmbio escolar, educação integral, climatização de 100% das escolas, entre outros, “tudo isso graças à sensibilidade de um governo voltado para o povo, um governo que trata a educação como prioridade”.

Prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim, falou da parceria que o governo do estado estabeleceu com a prefeitura de Ariquemes. Inúmeras emendas parlamentares foram liberadas para a climatização das escolas municipais, construção de quadras poliesportivas, reformas de escolas. Lorival citou ainda 31 quilômetros de asfalto urbano que o governo irá executar em 2014 em Ariquemes, processo já em licitação. O investimento com a contrapartida da prefeitura de Ariquemes, irá contemplar o município com 100% das ruas asfaltadas.

Na solenidade foram entregues centrais de ar que irão beneficiar em Ariquemes as escolas Anísio Teixeira, CEEJA Ariquemes, Albina Marcio Sordi, Cora Coralina, Francisco Alves, Jardim das Pedras, Migrantes, Ricardo Catanhede,  Profa Carmen Ione de Araújo. Em Alto Paraíso, as escolas beneficiadas serão Custódio Gabriel Filho e  Laurindo Rabelo; em Cacaulândia: Escola Frei Henrique Coimbra; Campo Novo: Escola 15 de Outubro; Cujubim: Escola Antônio Francisco Lisboa; Rio Crespo: Escola Francisco Mignone; Monte Negro Escola Aurélio Buarque de Holanda e Escola Mato Grosso; Buritis Escola Maria de Abreu Bianco, Escola Buriti, Escola Elvandas Maria de Siqueira e Escola Marechal Rondon.

Texto: Daniele Basso - Assessoria Regional de Ariquemes
Fotos: Daniele Basso