AGRONEGÓCIO FAMILIAR

Governo entrega mais de 150 implementos agrícolas para associações rurais familiares de Vilhena

21 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Vilhena recebe mais de cento e cinquenta implementos agrícolas

Vinte e seis associações rurais familiares de Vilhena receberam do governo de Rondônia, no sábado (19), 153 equipamentos agrícolas, no valor de R$ 1.280 milhão, oriundos de emenda parlamentar do deputado estadual Luizinho Goebel. Na ocasião, diversos veículos foram entregues a órgãos estaduais e municipais e associações beneficentes.

Na área assistencial, dentre outros equipamento entregues, se destacam um caminhão refrigerado para transporte de vacinas e equipamentos para portadores de necessidades especiais, como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas, órteses e próteses (infantis e adultos).

As entregas dos implementos aconteceram quando da reativação da 9ª residência do Departamento de Estradas, Rodagem, Infraestruturas e Serviços Públicos (DER), que atende os municípios de Vilhena e Chupinguaia.

Valdetina Alves, a Val, coordenadora do programa Meios de Locomoção, Órteses e Próteses da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Vilhena, explica que “cada um desses equipamentos foi feito sob medida para cada pessoa, de acordo com sua necessidade específica. São crianças e adultos que sofrem por falta de conforto, locomoção e dignidade”.

Os cento e cinquenta e três implementos agrícolas doados, no valor de R$ 1.280.274,62, como tanques de resfriamento de leite; roçadeiras hidráulicas e móveis; micro tratores; distribuidores de calcário; carretas agrícolas; balanças para pesar animais; motocultivadores; semeadeiras adubadeiras, dentro muitos outros, “são equipamentos indispensáveis à modernização do agronegócio familiar que pretendemos”, afirma Evandro Padovani, secretário de agricultura.

Saúde e acessibilidade em destaque

A área da Saúde em Vilhena também foi contemplada com equipamentos

“Estas ‘enxadas tecnológicas’ vão quadruplicar a produção rural de Rondônia, sem que se desmate sequer um hectare”, exalta o secretário da Seagri,

Padovani continua explicando que nos últimos cinco anos, o Governo de Rondônia vem promovendo uma revolução tecnológica para a agricultura familiar. “São diversos programas de qualificação e aumento de produtividade, tais como o Mais Leite a Pasto; Mais Café Clonal; Mais Cacau Clonal; Mais Calcário; incremento da piscicultura; rotatividade de pastos; diversificação de plantio e cultivo e vamos continuar trabalhando para valorizar a produção rural, trazendo empresas para beneficiar e agregar valor aos alimentos aqui produzidos”.

Além dos implementos agrícolas, foram entregues quatro caminhonetes para a regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam); um veículo para a Secretaria Municipal de Ação Social de Vilhena (Semas), para atendimento médico domiciliar; três veículos para a Secretaria Regional de Saúde e um veículo para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vilhena.

Texto: Marco Aurélio Anconi
Fotos: Marco Aurélio Anconi

Agricultura, Agropecuária, Água, Convênios, Distritos, Ecologia, Economia, Evento, Governo, Inclusão Social, Indústria, Infraestrutura, Meio Ambiente, Piscicultura, Rondônia, Saúde, Tecnologia, Terceiro Setor, Transporte