Governo de Rondônia
29/03/2024

SETOR PRODUTIVO

Governo entrega maquinários, incentiva agroindústrias e fortalece agricultura familiar em Vilhena

08 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Entre outras ações que se destacaram durante a realização da 1 ª edição do Rondônia Rural Sul, o Governo de Rondônia também garantiu a entrega de vários benefícios e atendimentos aos produtores de Vilhena, além de reunir produtores e agentes financeiros para buscar soluções acerca do fortalecimento das agroindústrias. Uma propriedade, modelo da agricultura familiar, também foi foco do incentivo das ações governamentais no Cone Sul.

As entregas iniciaram na sexta-feira (05), oportunidade em que a prefeitura de Vilhena foi contemplada com nove tanques pulmão em aço inox, para atender os apicultores, e uma retroescavadeira, destinadas à Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri). A solenidade contou com a presença de autoridades municipais e estaduais.

As aquisições são resultado de um convênio por meio do FITHA (Fundo Para Infraestrutura de Transporte e Habitação), firmado em 2018, entre o Governo do Estado de Rondônia, o DER e a Prefeitura Vilhena, para atender a Semagri e beneficiar os produtores rurais da região, no valor total de R$ 214.500,00, com a contrapartida do Município em R$ 27.928,00.

Para 2019, em relação aos recursos do FITHA, houve aumento de 19%, e o Município será contemplado em breve com caminhonetes, caminhões e caçambas.

AGROINDÚSTRIAS

O desenvolvimento e fortalecimento das agroindústrias no Cone Sul, foi outro ponto bastante focado nas atividades realizadas pelos técnicos da gestão estadual. Para buscar soluções técnicas e discutir a questão do acesso ao crédito, o governo realizou uma reunião, que aconteceu nas instalações da Seagri no parque de exposições, e contou com a presença de vários empresários da agroindústria local, que apresentaram seus produtos e levaram as autoridades presentes suas dúvidas e necessidades para potencializar negócios.

A partir dessa reunião, de acordo com os envolvidos, foi possível estabelecer metas e definir prioridades através da captação das demandas apresentadas pelos empresários do setor. Outro ponto importante do encontro, no entanto, foi ouvir os empreendedores, sem levar fórmulas prontas sobre suas necessidades.

Modelo de agricultura familiar, a propriedade dos agricultores João Mineiro e Maria Cantuária, contou com a visita de representantes do Governo na última sexta-feira (05). Na oportunidade, os técnicos destacaram a diversidades de produção, a exemplo de hortaliças, café árabe clonal e piscicultura. Segundo os técnicos, esse modelo contribui para aumentar a produção local, além de gerar renda e empregos no campo.

Leia mais:

Volume de negócios apresentado na Rondônia Rural Show e Rondônia Rural Sul impulsionam economia do Estado

No Cone Sul, secretário de Agricultura destaca ações do governo na realização da Rondônia Rural Sul


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eraldo Erick
Fotos: Jessica Chalegra e Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Evento, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo