Inauguração

Governo entrega nova Unidade Socioeducativa Feminina na Capital

03 de dezembro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

dsc_0472O Governo do Estado de Rondônia entregou na manhã desta quarta-feira (03), a nova Unidade Socioeducativo Feminina. O espaço tem uma área de 900 m², é composta por três edifícios com laje e uma ampla área de lazer com piscina. Com todos os ambientes climatizados, a unidade possui salas para atendimento psicossocial e pedagógico, possuindo berçário, 2 salas de aula, 5 alojamentos, sendo um para medidas protetivas, sala de  comissariado, refeitório, consultório médico e enfermaria.

A secretária de justiça, Sirlene Bastos representou o governador Confúcio Moura no ato de inauguração. Na oportunidade disse que só foi possível este momento por contar com a colaboração e o envolvimento de vários setores dentro do governo e da Secretaria de Justiça. “Foi grande o esforço  que fizemos, de corrida contra o tempo para termos hoje esta bonita unidade. Nós fazemos escolhas na vida. Falo agora para as adolescentes que elas possam escolher o melhor para elas. Nós estamos aqui para ajudá-las, com uma equipe técnica para lhes dar suporte, mas em um futuro bem próximo, não quero mais encontrá-las aqui como internas, cumprindo medidas socioeducativas e sim na escola ou em um local de trabalho”, finalizou.

Segundo a diretora geral, Sônia Durgo a unidade possui uma equipe completa com psicólogo, assistente social, médico, enfermeira e técnico de enfermagem, além dos  25 socioeducadores e uma equipe de drogadição. “É a primeira vez que se tem uma unidade com esse porte, será a referência para Rondônia”, finaliza.dsc_0520

De acordo com a pedagoga Maria Duarte, a carência de um espaço como esse foi quebrada, dando um gás nas realizações pedagógicas dentro da unidade. “Nós fizemos o projeto político pedagógico, que já existia na unidade de internação anterior, mas não era possível colocar em prática devido a falta de espaço, agora com a contribuição da equipe técnica e dos socioeducadores, vai ser possível praticá-los. Fizemos vários projetos para realizar aqui dentro, em relação a oficinas, música, dança e esportes, assim será uma maneira para melhor ressocializá-los”, explica.

Representando o 1º Juizado da Infância e Juventude, Fátima Silva acredita que com a inauguração, a realização de projetos pedagógicos só vem a somar “A perspectiva é que a execução da medida se aproxime ao máximo dos parâmetros estabelecidos no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Esperamos que o plano político pedagógico possa ser aplicado, para que tenhamos resultados positivos na execução”, argumenta.

A socioeducanda Valda, 15 anos, está bastante empolgada com essa mudança “Agradecemos pela colaboração desse espaço, a partir de hoje que entramos nessa unidade, vamos sair diferentes. Só temos a agradecer por essa oportunidade”, comenta.

A solenidade foi brindada pela apresentação e louvor da Banda “Estação da Fé” que trouxe momentos de cânticos e emoção aos presentes. Também prestigiaram o evento o coordenador da Coordenadoria do Adolescente em Conflito com a Lei, Claudemir dos Santos; o representante da Coordenadoria de Juventude de Porto Velho, Bruno Eduardo e pelos técnicos e servidores do Sejus.

Texto: Larissa Lopes - Assessoria Sejus
Fotos: Celene Gomes - Assessoria Sejus