NITROGÊNIO

Governo entrega veículos para Emater potencializar serviços de assistência técnica ao produtor rural de Rondônia

15 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Os veículos e equipamentos vão garantir maior mobilidade nos serviços da Emater

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) recebeu do Governo de Rondônia, nesta segunda-feira (15), veículos e equipamentos que darão um novo direcionamento às ações de atendimento à família rural. Essa ação tem por objetivo dar continuidade ao plano estratégico estadual que visa fortalecer a assistência técnica e extensão rural e promover a reestruturação da entidade autárquica.

Adquiridos por meio de recursos financeiros oriundos de emenda parlamentar federal, de recursos próprios do governo estadual e do fundo do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira do Estado de Rondônia (Proleite), esses veículos e equipamentos garantirão aos escritórios regionais e locais da autarquia maior mobilidade nos serviços que prestam à agricultura familiar no Estado.

A agricultura familiar está representada por cerca de 85% das unidades produtivas agrícolas de Rondônia. Embora essa parcela ainda dependa de insumos e implementos, além da concorrência de mercado, as ações do Poder Executivo direcionadas para esse setor tem minimizado o problema, promovendo incentivo e trazendo alternativas que vão de encontro às necessidades do público rural.

O segmento leiteiro vem sendo uma das prioridades no desenvolvimento econômico tanto para o Estado de Rondônia, quanto para as famílias que sobrevivem da atividade agropecuária familiar. Com o Proleite, estão sendo investidos recursos financeiros para capacitar, orientar, prestar assistência técnica e oferecer implementos agrícolas, visando fortalecer cada vez mais a atividade e contribuir para o desenvolvimento da agricultura e da família rural.

Foram entregues 19 veículos pick-ups no valor total de mais de R$ 1 milhão

Com recursos do fundo Proleite, o governo estadual adquiriu um caminhão criogênico, no valor de R$ 257.825 (duzentos e cinquenta e sete mil e oitocentos e vinte e cinco reais), que está vai transportar nitrogênio líquido para todo o Estado. Para o governador, coronel Marcos Rocha, Rondônia é um Estado com vocação na agricultura, onde a equipe da Emater tem feito um grande trabalho para aprimorá-lo. “A Emater tem a consciência tecnológica necessária para fazer com que a produção cresça e fique mais forte, mais resistente”, disse o governador.

Luciano Brandão, diretor-presidente da Emater-RO, explicou que a distribuição de nitrogênio líquido é extremamente importante para os produtores de leite e que, com a compra do caminhão, o nitrogênio chegará com mais facilidade aos 52 municípios de Rondônia. Luciano explicou ainda, que a implementação dessa atividade possibilitou revitalizar as duas usinas de nitrogênio, fazendo com que o produtor, que já adquiria o nitrogênio de forma particular, possa adquiri-lo, hoje, a um custo muito mais baixo, contribuindo para o desenvolvimento da pecuária leiteira e seu melhoramento genético no Estado. “Com isso, o produtor poderá utilizar o valor economizado em outras áreas de suas atividades”.

Com as usinas reativadas, o produtor que pagava antes R$ 20 por litro de nitrogênio em compra particular, ao ser registrado no programa Inseminar do governo estadual paga R$ 6, e o restante é subsidiado pelo Governo do Estado, e para as demais cadeias o custo é de R$ 10, incentivo para alavancar o melhoramento genético da bovinocultura rondoniense.

Durante o evento foram entregues, além do caminhão criogênico, 19 veículos pick-ups utilitários, no valor total de R$ 1.102.000 (um milhão, cento e dois mil reais), adquiridos com recursos financeiros de emenda parlamentar do ex-deputado federal, Luiz Cláudio Pereira Alves. A emenda foi apresentada em 2017 e, ao longo desses mais de dois anos, vem sendo liberada com o esforço do governador. Além disso, estão sendo repassadas 64 geladeiras no valor total de R$ 109.701,12 (cento e nove mil, setecentos e um reais e doze centavos), compradas com recursos da fonte 100 do governo estadual.

DISTRIBUIÇÃO DOS VEÍCULOS NAS REGIONAIS DA EMATER

Para a regional de Ariquemes são destinados  cinco veículos (modelo pick-up utilitário), no valor total de R$ 290.000.

• Escritório local de Cacaulândia;
  • Escritório local de Machadinho;
  • Escritório local de Cujubim;
  • Escritório local de Rio Crespo;
  • Escritório local de Campo Novo.

Para  a regional  de Ji-Paraná são destinados nove veículos (modelo pick-up utilitário), no valor total de R$ 522.000.

• Escritório local de Tarilândia;
  • Escritório local de Gov. Jorge Teixeira;
  • Escritório local de Vale do Anari;
  • Escritório local de Nova União;
  • Escritório local de Urupá;
  • Escritório local de Rondominas;
  • Escritório local de Nova Londrina;
  • Escritório local de Novo Riachuelo;
  • Escritório local de Presidente Médici.

Para a regional de Pimenta Bueno  são destinados  três veículos (modelo pick-up utilitário), no valor total de R$ 174.000.

• Escritório local de Espigão d’Oeste;
  • Escritório local de São Felipe;
  • Escritório local de Parecis.

Para a regional de Porto Velho são destinados dois  veículos (modelo pick-up utilitário) a Regional de Porto Velho, no valor total de R$ 116.000.

• Escritório Local de Porto Velho;
  • Escritório Local de Itapuã do Oeste.

O ato de entrega foi realizado no estacionamento Pirarucu, do Centro Político Administrativo Palácio Rio Madeira, com a presença do governador Marcos Rocha, do diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, ex-deputado federal, Luiz Cláudio Pereira Alves, e demais autoridades estaduais e locais.

Texto: Wania Ressutti e Vanessa Moura
Fotos: Irene Mendes

Agricultura, Agropecuária, Cerimônia, Economia, Governo, Indústria, Rondônia, Transporte