EQUIPAMENTO

Governo entrega ventiladores pulmonares para atender a população de Candeias do Jamari

02 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

O ventilador pulmonar é essencial no tratamento de pacientes graves

Na manhã desta terça-feira (2) o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) fez a entrega de dois ventiladores pulmonares, também conhecidos como respiradores, adquiridos por intermédio de  Emenda Parlamentar do deputado estadual Dr. Neidson de Barros Soares para atender a população do município de Candeias do Jamari, a 20 quilômetros de Porto Velho.

Segundo o secretário da Sesau, Fernando Máximo, os aparelhos são de extrema importância principalmente nesse momento de pandemia.

“Esses respiradores são essenciais no tratamento de pacientes internados em UTI’s. É dessa união que precisamos nesse momento de pandemia, para que mais vidas sejam salvas”, destacou o secretário.

Os ventiladores foram adquiridos por meio de Emenda Parlamentar

A emenda destinada para a compra dos ventiladores é de aproximadamente R$ 76 mil. Para o parlamentar, os aparelhos vão melhor o atendimento da população. “Esses aparelhos vão salvar vidas. Parabéns ao governador Marcos Rocha por liberar o recurso, ao secretário de Saúde, Fernando Máximo pela gestão, ao prefeito de Candeias e a todos que trabalharam por isso. Esses ventiladores vão auxiliar na estabilização dos pacientes para que possam ser enviados às unidades de saúde ”, enfatizou o parlamentar.

A secretária municipal de Candeias, Gerlânia Pereira, agradeceu a Sesau pela a entrega e destacou que os equipamentos representam esperança de vida. “Nós estamos enfrentando a pandemia mesmo diante das dificuldades. Junto aos nossos profissionais de saúde procuramos salvar o maior número de vidas, e esses aparelhos são essenciais para oferecer o melhor atendimento”, agradeceu a secretária.

SOBRE OS VENTILADORES

Os ventiladores pulmonares são eficazes no tratamento de pacientes graves com Covid-19, pois substituem a respiração humana, simulando uma respiração natural. O aparelho mantém o paciente vivo, administrando a entrada e saída de oxigênio do pulmão, auxiliando na melhora do quadro clínico de saúde.

Texto: Anayr Celina
Fotos: Ítalo Ricardo