25/04/2024

Climatização

Governo equipa escolas com ar condicionado e tabletes

24 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Image00098

Governo faz entrega de equipamentos de ar-condicionado, veículos e tablets

Programa Eficiência Energética vai climatizar 100% das salas de aulas; Modernização chega aos professores que recebem tabletes

Em solenidade na manhã desta terça-feira, 24, no Centro de Treinamento da Emater (Centrer), em Ouro Preto do Oeste, o governo do estado por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) contemplou várias escolas da região central de Rondônia com a entrega de 231 equipamentos de ar condicionados e 40 tabletes.

“Esta modernização faz parte do comprometimento desta gestão governamental em melhorar a educação em Rondônia”, disse o secretário Emerson Castro, da Seduc, que acompanhou o governador Confúcio Moura na solenidade oficial. Do governo estadual, o programa Eficiência Energética visa climatizar todas as salas de aulas das 419 escolas públicas estaduais, além de deixar cada colégio com reserva técnica de energia elétrica suficiente para suportar novas ampliações nos próximos 20 anos.

“Nem acreditávamos que estes equipamentos chegassem tão rápido”, disse a diretora da escola Osvaldo Piana, Irandi Ilda Silva Moura, que fez questão de pousar para foto, na escola em Ji-Paraná, junto aos equipamentos logo que chegou da solenidade em Ouro Preto.

A vice-diretora do Osvaldo Piana, professora Conceição Delta Cunha, agradece ao governo estadual porque essa espera durava pelo menos cinco anos. “Somos muito gratas, pois as salas climatizadas representam melhor aprendizado aos alunos”, disse Cunha, estendendo os agradecimentos ao secretário regional de governo Romildo Pereira por ele ter resolvido outro antigo problema: a energização do colégio.

Pachu (2)

Rayane está ansiosa para desfrutar conforto

Rayane de Souza Pachu tem 11 anos, cursa o 5º ano do ensino fundamental no Osvaldo Piana e disse que desfrutar de ar condicionado só na casa da tia dela. “É a primeira vez que vou estudar em sala refrigerada. Estou muito contente e ansiosa para experimentar deste conforto”, anima-se a garota.

Colega de sala de Rayane, o estudante Welbert Felimino, 15 anos, disse que sair do calor será muito bom. “Ambiente com ar condicionado só mesmo nas lotéricas quando vamos pagar alguma conta e no curso de informática que fiz. A sala de aula geladinha vai ser muito boa”, avalia Felismino.

A professora Ciderli Santana Souza é a diretora da escola Capitão Sílvio de Farias, em Jaru, e ficou bem contente com o recebimento dos equipamentos de ar condicionado e tabletes. “Sala climatizada melhora até a relação do aluno e do professor. Quanto aos tabletes é um reforço ao professor que é muito importante neste mundo onde a tecnologia é predominante”, destacou a diretora.

Concei__o e Irandi

Sala climatizada melhora a relação aluno e professor

Texto: Paulo Sérgio - Assessoria Regional de JI-Paraná
Fotos: Paulo Sérgio