26/04/2024

AGRICULTURA FAMILIAR

Governo estadual desenvolve projetos Mais Leite e Pasto com os pequenos produtores familiares

25 de janeiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

O Governo de Rondônia incentiva a produção de leite nos 52 municípios do estado. Nesta terça-feira (23), o secretário de Estado de agricultura, Evandro Padovani, entregou do município de Parecis kits do programa Mais Leite e Pasto,composto por arame, aparelho de cerca elétrica, adubos, sementes e fertilizantes para 12 produtores familiares. A solenidade de entrega foi realizada na Câmara de Vereadores.

Com  base nas políticas públicas disseminadas por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), e com recursos de R$ 3 milhões do Fundo Pró-Leite, a Emater-RO selecionou 670 propriedades de agricultores familiares (uma média de 10 a 12 agricultores por município).

O Mais Leite a Pasto é um programa de incentivo a produção de leite, sem nenhum custo para o produtor. Os técnicos da Emater vão acompanhar e orientar os agricultores a promover a melhoria de seu rebanho (melhoramento genético) e alimentação dos animais (manejo de pastagem), visando aumentar a produção e produzir um leite de excelência em qualidade.

Segundo Padovani, os produtores que aceitaram participar do programa assinam um termo de compromisso de cinco anos, em que eles não podem desistir do projeto. “Nessas propriedades serão realizados o dia de campo e serão referencia para outros produtores”.

O secretário explica que já na primeira fase em que trabalha a alimentação, a produção dobra, porém na segunda fase, que é o melhoramento genético, dobra novamente. “O sistema de pastagem rotacionada adubada e irrigada é uma alternativa de investimento que vai trazer excelentes  resultados ao homem do campo”.

O secretário municipal de Agricultura, Dezair de Souza (Fuzil), disse que o projeto é uma forma inteligente de ajudar o pequeno produtor complementar sua renda, em um espaço pequeno, respeitando o meio ambiente. “Esse projeto vai dar uma alavancada na economia do nosso município”.

O sitiante Luiz Castanha disse que conheceu o projeto em um Dia de Campo realizado em uma propriedade rural que já é adepta do sistema, no município de São Felipe, e que, como ele já era produtor de leite, apaixonado pela atividade, procurou a Emater de Parecis e apresentou sua propriedade para analise dos técnicos, o que posterior foi aprovada e selecionada para participar do Mais Leite e Pasto. “A produção do agricultor de são Felipe dobrou, eu vou copiar e dobrar a minha”, ressalta Castanha.

Outro produtor que comemorou a  oportunidade de participar do projeto  foi o Aristóteles Felix Garcez , que tem uma pequena propriedade na linha P-12, km 10. “Acredito no projeto e vou dar tudo de mim para melhorar minha produção leiteira, que hoje é de 6 litros dia.

Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David

Agropecuária, Economia, Governo, Infraestrutura, Rondônia, Tecnologia, Terceiro Setor