29/03/2024

Cooperação

Governo estadual executa 10 km de recapeamento de ruas em Jaru

04 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

image(2)O município de Jaru é beneficiado com mais uma ação de parceria do governo estadual. A cidade que já está recebendo do governo 25 km de pavimentação de ruas (Projeto Asfalto Bom, iniciado em 2013) e a construção de uma mega praça (Parque da Baixada), agora está ganhando 10 km de recapeamento de ruas e uma operação tapa-buracos.

O recapeamento de ruas é realizado em parceria com a prefeitura, que comprou o material asfáltico. A obra é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), que trabalha com maquinário e servidores próprios.

A administração municipal investiu cerca de R$ 600 mil na compra de agregados [brita, Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP) e ligante asfáltico]. O DER faz o asfalto na usina do governo, instalada neste ano no município. Essa parceria com o governo estadual representa, além de 10 quilômetros de asfalto novo, com espessura de cinco centímetros, uma economia de aproximadamente R$ 1,4 milhão para Jaru.image(3)

Cálculos da Coordenadoria de Obras (COR) do DER apontam que 10 km de recapeamento custariam cerca de R$ 2 milhões, se o trabalho fosse executado por uma empresa contratada. “Como a obra é realizada pelo DER, com máquinas e servidores próprios, a prefeitura economia R$ 1,4 milhão”, frisa Rodrigo Viana, diretor executivo do DER, ao destacar que o município também é beneficiado com uma operação tapa-buracos.

Investimento gera parceria com municípios

image(1)De janeiro de 2011 até maio deste ano o governo estadual investiu R$ 97 milhões na compra de máquinas, equipamentos e veículos para fortalecer o parque de máquinas do DER. Entre as aquisições estão dez usinas de asfalto, instaladas em pontos estratégicos do Estado.

Com a frota de máquinas e equipamentos aumentada, o governo passou a manter parcerias com os municípios. Exemplo disso é o Projeto Mão Amiga (disponibilização de uma patrulha mecanizada para as prefeituras recuperarem as suas estradas). Jaru também foi beneficiado com este projeto. Outro exemplo é feito com as usinas de asfalto. “A prefeitura de Ji-Paraná foi beneficiada com uma usina instalada na cidade. Agora, Jaru recebe 10 km de recapeamento para garantir a qualidade e o tempo de vida útil do pavimento”, ressalta Rodrigo Viana.

Texto: Nilson Nascimento - Assessoria DER
Fotos: Nilson Nascimento