Governo de Rondônia
25/04/2024

GESTÃO

Governo estadual lança Observatório Rondônia de Oportunidade

05 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Com o lançamento do Observatório Rondônia de Oportunidades, realizado na 7ª edição da Rondônia Rural Show, tornou-se possível reunir, em um único local, informações que englobam dimensões centrais do desenvolvimento estadual. Os dados estão disponíveis no portal www.odr.ro.gov.br, ferramenta implantada pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

Provenientes das secretarias e demais órgãos estaduais, os dados incluem indicadores de ciência e tecnologia, financeiros, de produção, agronegócio, de infraestrutura, socioeconômicos e demográficos. Dessa forma, o Observatório Rondônia de Oportunidades permitirá que os cidadãos realizem pesquisas que respondam, por exemplo, questões como Qual o tamanho do rebanho bovino em Rondônia? Qual a quantidade de leito por hospitais? Quanto o estado arrecadou em impostos no último ano?

O secretário da Sepog, Pedro Pimentel, explicou que com a ferramenta Rondônia evolui de um cenário onde as informações eram descentralizadas com muitas planilhas em Excel espalhadas e visões fragmentadas que dificultavam a construção de indicadores, além de ser de difícil acesso e compreensão pelo cidadão. “Agora, nesta ferramenta a população tem a visão do todo com concentrador de informações pertinentes e possibilidade de cruzar estas informações. Sem dúvidas é uma ótima plataforma que servirá também para melhor monitorar e avaliar os planos, programas e ações”, disse Pedro.

De acordo com o gerente de Informática da Sepog, James Melo, a ferramenta não coleta dados e sim transforma em informações que passam a ter significado ao transformá-las em painéis analíticos de fácil consulta, permitindo a compreensão das atividades realizadas em diversos setores. “Informação e dados de Rondônia disponível, a um clique, em qualquer lugar do mundo”, completou o gerente.

Para dar continuidade à atualização das bases de dados e a constante atualização dos indicadores foi instituído, no âmbito da Sepog, o comitê gestor do Observatório. “A equipe é formada pelos aprovados no último concurso para os cargos de gestores público da Sepog. Esta formação é de suma importância para o funcionamento da plataforma nos próximos anos”, ressaltou James.

Leia mais:

 Aplicativo Banco do Povo Digital e Observatório Rondônia de Oportunidades são lançados durante 7ª Rondônia Rural Show


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo