FOMENTO

Governo estimula cafeicultura em Migrantinópolis

16 de junho de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

novorionte_0040

O governo do estado entregou trator com implementos para agricultores no Distrito de Migrantinópolis, em Novo Horizonte, na zona da mata. O implemento foi entregue neste sábado (14) para a Associação dos Produtores Rurais Serra Grande (Asproseg), que fica na linha 140, quilômetro 12. A máquina irá atender 213 famílias na lavoura do café, na correção de solo, transporte de ração e produção de silagem.

O agricultor José Haiton dos Santos chegou à região há 21 anos, veio para a linha em 1993. Ressalta que era difícil, “pois as estradas na época das chuvas eram complicadas para escoar a produção só na estiagem das chuvas. Hoje o caminhão roda o ano inteiro. E com o trator vai ajudar bastante, arar, carregar a produção e adubar”.

Floresmil José Brejnsk dos Santos, 37 anos, presidente da Asproseg, desabafa: “muitas das vezes as pessoas chegam aqui e acham difícil. Cheguei aqui há 23 anos, com dez dias meu pai veio a falecer. Mas graças a essa comunidade eu consegui me reerguer”.

E completou: “Gostaria de parabenizar o Governo de Rondônia pelo trabalho que a secretaria vem fazendo para produtores rurais. Aqui não posso deixar de agradecer o governo do estado que hoje vem aqui entregar este trator, resfriadores e a máquina de limpeza”.

Na garupa da moto

O agricultor relata que no ano passado a comunidade transportou mais de 130 mil quilos de ração na garupa das motos e no lombo das mulas. “Ainda não acredito o que aconteceu aqui. Esse trator vai ajudar a nossa comunidade de uma forma que nunca foi feito”.

“É com trabalho que construímos essa nossa associação e será assim que iremos melhorar a nossa produção e produtividade. Já estamos usando a variedade do café clonal que é mais produtiva da aqui dois anos iremos triplicar nossa produtividade”, disse.

Kleber Firmino Farias, vice-prefeito de Novo Horizonte, enfatizou: “estamos unidos para trazer melhores condições para realizarmos as obras que este município merece. O trabalho dignifica o homem e a associação sempre trabalhou pela comunidade. As máquinas foram entregues com recursos de emendas parlamentares do deputado Nilton Capixaba, com a contrapartida do governo do estado.

Produção

O secretário Evandro Padovani, da Seagri, lembrou que a cafeicultura em Rondônia voltou a crescer, que o estado é o sexto maior produtor de café do país, além de ser o segundo da variedade conilon. Uma particularidade do estado é que esta produção é quase toda oriunda da agricultura familiar.

Ele também falou da produtividade do café e parabenizou os produtores por suas lavouras. “Estamos trabalhando a revitalização café no estado. Montamos a câmara estadual do café e garantimos uma cadeira na câmara setorial nacional. Pretendemos saltar a nossa produção estadual de 800 mil sacas ano para 1,6 milhão de sacas. Precisamos melhorar ainda mais o nosso café e isso só é possível com a colaboração de todos vocês”, disse o secretário.

Nilton Capixaba, deputado federal, lembrou que “é daqui e que sai a riqueza da cidade, todo recurso investido no campo traz mais riqueza para o município. Pois o produtor gasta seu dinheiro no município é a ração, o sal, o estudo do filho. É por isso que temos que investir na agricultura, para melhorar e fortalecer a economia dessas comunidades”.

Texto: Dhiony Costa e Silva - Assessoria Seagri
Fotos: Dhiony Costa e Silva