Governo de Rondônia
18/04/2024

Esporte

Governo estuda Ecoball, uma proposta de solução ambiental e social

09 de abril de 2011 | Governo do Estado de Rondônia

06042011559O Secretário de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer recebeu na semana passada o secretário adjunto da Sejus, Zaqueu Vieira, o empresário Jaime Rodrigues e técnicos de ambas as pastas.

A finalidade da visita foi apresentar o projeto ecológico “Ecoball”, da empresa paulista Ecológica Indústria e Comércio de Produtos de Látex, que trabalha com a fabricação de bolas ecológicas para futebol e voleibol e tem como matéria-prima o látex extraído dos seringais.

Jaime explicou que o objetivo é chamar atenção para Copa do Mundo “Imagine só a repercussão que iríamos ter se a bola da Copa fosse 100% brasileira, feita a partir de materiais renováveis e que não agridem o meio ambiente. Seria um ótimo marketing, principalmente para o nosso país que muitas vezes é noticia por conta do descaso com suas florestas” destacou.

O empresário quer trazer a produção desse material para Rondônia e afirma que a ação “garante o reflorestamento comercial, a geração de empregos diretos no meio rural e indiretos ligados a cadeia produtiva do látex cultivado, além da conservação da mata nativa na região Amazônica”. De acordo com Rodrigues a produção segue os padrões determinados pelas Federações Estaduais, Confederação Brasileira e a Federação internacional de Voleibol.

Zaquel Viera viu no projeto uma forma de trabalhar a ressocialização nas penitenciárias do Estado. “Temos em Porto Velho o Pintando a Liberdade e em Ji-Paraná a APAC onde os detentos já fabricam bolas, só que com laminado flexível. Agora queremos afinar essa proposta para que a fabricação seja 100% ecológica” disse o secretário da Sejus.

O titular da Secel, Francisco Leilson “Chicão”, acredita que parcerias entre as secretarias estaduais e municipais são a melhor forma de executar o projeto. “Essa é uma ótima proposta, que vai beneficiar toda população. Trabalharmos os cuidados com o meio ambiente e ainda a ressocialização dos apenados é o tipo de ação que se encaixa perfeitamente as idéias do Governo Confúcio Moura” afirmou.

A gerente de esportes, Rose Rivero, lembrou que já estão no fim os preparativos para colocar os aparelhos desportivos do Estado em funcionamento, “Poderíamos utilizar as bolas para fazer um teste e em seguida produzir um relatório sobre a viabilidade do material, uma resposta que deve favorecer ambas as partes, pois além dos fabricantes poderem aprimorar a produção vamos ter a comprovação da funcionalidade do material na prática” declarou.

Ao final do encontro o secretário da Secel solicitou a oficialização do projeto sugeriu ainda o estudo para a produção de tatames, piso emborrachado, saco de box, raquete de tênis de mesa entre outros produtos para prática esportiva.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Emilli Sousa
Fotos: Emilli Sousa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Esporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo