Governo de Rondônia
29/03/2024

AVANÇOS

Governo expande serviço e Hospital de Base é centro satélite para transplante cardíaco

11 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro passa a ser referência para região norte do país como um Centro Satélite especializado no tratamento do paciente com insuficiência cardíaca avançada e refratária

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) assinou, na segunda-feira (9), o convênio com o Hospital Sírio Libanês, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde –Sus (Proad) desenvolvido pelo Ministério da Saúde com o objetivo de ampliar o atendimento para os pacientes cardiopatas.

A partir de agora, o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, passa a ser referência para região norte do país como um Centro Satélite especializado no tratamento do paciente com insuficiência cardíaca avançada e refratária, aquela que não responde mais às modalidades tradicionais de tratamento.

O secretário da Sesau, Fernando Máximo, que assinou o convênio, explica como isso vai beneficiar os pacientes que necessitam de um transplante cardíaco em Rondônia. “O Hospital de Base já atende todos os requisitos em equipe médica e equipamentos exigidos pelo Ministério da Saúde e, dessa forma, passamos a ser uma referencia para triagem destes pacientes. Uma vez indicados, eles são encaminhados para o serviço transplantador, que ainda é feito fora do Estado. Mas beneficio pra população se dá pelo fato de que esses pacientes, que tinham que viajar pra fazer a seleção, a triagem e o pós transplantes contínuo, recebem esses atendimentos aqui”, explica Máximo.

Várias visitas técnicas à unidade foram realizadas, explica o coordenador do Programa de Transplantes do Hospital Sírio Libanês, Tadeu More. “O Hospital de Base já tem um serviço complexo de cardiologia. A capacitação feita pela nossa equipe será por um período determinado para que toda a equipe multidisciplinar receba as orientações e esteja apta a esse manejo, que já começa agora com a identificação destes pacientes e, posteriormente, a unidade pode até ser credenciada para o transplante em si. Essa é a nossa expectativa aqui em Rondônia”.

A partir de agora, a Central de Transplantes inicia o processo de seleção e identificação dos pacientes que serão acompanhados pelo ambulatório cardíaco.

REFORÇO À ESTRUTURA LOGÍSTICA DA CET

veículo novo para ser utilizado pelas equipes da CET na busca ativa de potenciais doadores, deslocamento da equipe

A Sesau está reforçando a estrutura logística da Central Estadual de Transplantes (CET) com a entrega de um veículo novo para ser utilizado pelas equipes na busca ativa de potenciais doadores, deslocamento da equipe de doação e de transplante para cirurgia e treinamento de profissionais, bem como transporte de órgãos.

O veículo adquirido com recurso próprio da Sesau foi entregue na segunda-feira (9), no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.

Para a coordenadora da Central, enfermeira Edcleia Gonçalves, “o transporte mais eficiente e rápido das equipes da central trará benefícios para o sistema estadual de transplantes, entre eles o aumento na capacidade de captações e salvamento de vidas, rapidez e tempo de resposta da equipe multidisciplinar envolvida”.

As atividades de captação e doação de transplante renal e córnea no Hospital de Base não param.  Bem como o ambulatório de atendimento renal para acompanhamento dos pacientes pré e pós operatório, assim como o serviço de apoio de diagnostico e exames pré e pós transplantes .

Leia mais:

Mulheres fazem a diferença na área de saúde no atendimento pelo SUS em Rondônia

Idosos voltam a enxergar em mutirão de cirurgia de catarata em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Dislene Queiroz
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo