Governo de Rondônia
24/04/2024

SAÚDE BUCAL

Governo faz inclusão social ao inaugurar Centro de Especialidades Odontológicas em Porto Velho

21 de fevereiro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Pacientes com necessidades especiais ganham centro especializado

O Governo de Rondônia inaugurou na terça-feira (20) mais um serviço de alta complexidade. Trata-se do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), preparado para oferecer à população, no mínimo, os seguintes serviços: diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros; endodontia e atendimento a portadores de necessidades especiais.

O CEO funciona dentro da Policlínica Oswaldo Cruz (POC) – referência no atendimento de alta complexidade em Rondônia – e vai atender pacientes através da regulação, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com o secretário Estadual de Saúde, Williames Pimentel, o governo resgata uma dívida social muito grande com os pacientes com necessidades especiais – pertence a este grupo não só aqueles indivíduos com limitações físicas, mentais e ou sensoriais, mas também diagnosticados com doenças crônicas como a hipertensão, diabetes mellitos, HIV positivo, o hipo e o hipertireoidismo, gestantes e idosos – que necessitarem de um atendimento especial,  explica o secretário.

No total, o CEO conta com três consultórios modernos todos equipados, voltados à assistência de maior complexidade. O funcionamento será  das 7 às 18 horas. São oferecidas as especialidades de bucomaxilo – com cirurgias oral menor -, endodontia, periodontia especializada.

Secretário Williames Pimentel destaca resgate social

Segundo Williames Pimentel, todos os procedimentos que não poderem ser realizados pelo CEO serão encaminhados ao Hospital de Base Ary Pinheiro (HB). São casos que necessitem de um apoio ou retaguarda de leito em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), afirma o secretário.

A primeira consulta deve ser feita na Unidade Básica de saúde, então o paciente é encaminhado para o CEO através do agendamento feito pela regulação. As consultas de retorno serão agendadas no próprio CEO garantindo a finalização do tratamento.

INCLUSÃO SOCIAL

Para a presidente da Associação Mães de Coragem, entidade que luta pela inclusão de crianças, jovens e adolescentes portadores de necessidades especiais, Flaviana Barros, o governo, com a inauguração do CEO, faz a inclusão social de pessoas que lutam todos os dias por seus direitos em várias áreas.

Para ela, é uma alegria saber que essas pessoas terão, a partir de agora, um serviço especializado na área de odontologia, totalmente gratuito. Isso, segundo Flaviana, é motivo para muita comemoração. A associação abriga 150 mães com filhos portadores de doenças raras e necessidades especiais.

Leia mais:

 Jovem volta a sorrir após tratamento odontológico no barco-hospital em Pimenteiras do Oeste


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Educação, Governo, Inclusão Social, Infraestrutura, Rondônia, Saúde


Compartilhe


Pular para o conteúdo